28º EBEPe: Solidariedade ao Acampamento Nova Cachoeirinha

Solidariedade ao Acampamento Nova Cachoeirinha

Jequié/BA, 10 de setembro de 2017

O 28º Encontro Baiano dos Estudantes de Pedagogia manifesta a sua solidariedade e incondicional apoio ao Acampamento “Nova Cachoeirinha”, no município de Verdelândia, Norte de Minas Gerais. Os camponeses que, organizados pela Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia, reocuparam as terras da Fazenda Vera Cruz das garras do latifundiário grileiro Manoel Patrício Souza Gomes, no último dia 02 de agosto, são os legítimos herdeiros da Heroica Resistência dos Posseiros de Cachoeirinha que, neste ano, celebra-se o seu cinquentenário.

Centenas de famílias, remanescentes da resistência dos posseiros desde a década de 1960, demandam a criação de assentamentos e/ou a regularização definitiva das suas posses e os diferentes governos estaduais e federais tem sido omissos, ao não desapropriarem os vários latifúndios criados a partir do conhecido esquema de grilagem em Cachoeirinha.

Exigimos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário – SEDA e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- INCRA que tomem providências urgentes!

Responsabilizamos o governo de Pimentel/PT e Temer/PMDB/PSDB por qualquer outra agressão que venha ocorrer contra essas famílias, uma vez que toda esta situação é de conhecimento público e os ataques contra os camponeses, muitas vezes, contando com a cumplicidade e mesmo a participação de policiais, têm sido recorrentes em Cachoeirinha/Verdelândia.

nmg_manifestacao

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s