ExNEPe participa da luta pela abertura de curso de Pedagogia no interior de Alagoas

A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia foi convidada a participar, no dia 8 de novembro, da reunião do Conselho Universitário do Campus V da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, que decidiu sobre a ativação do curso de Pedagogia no Campus, situado no município de União dos Palmares, para o ano de 2018. Também participaram representantes de movimentos populares, como a Liga dos Camponeses Pobres do Nordeste – LCP/NE, o Movimento Estudantil Popular Revolucionário – MEPR e a Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP.

A profunda crise política, econômica, social, cultural e moral do velho Estado brasileiro sucateia as instituições de ensino público e precariza as condições dos cursos ofertados, coloca como alternativas a privatização ou o fechamento das universidades públicas.

Atualmente, este Campus funciona apenas com dois cursos: Geografia e Letras. Desde 2012, o curso de Pedagogia já está devidamente aprovado pelo MEC, porém nunca funcionou por falta de professores. Os docentes denunciaram a sobrecarga no trabalho, pois o quadro atual de professores não é suficiente para atender as necessidades da Universidade. Os estudantes e até ex-alunos declararam o desejo e a necessidade da abertura do curso de Pedagogia e também reafirmaram a disposição de lutar para estruturá-lo.

O debate seguiu afirmando a importância da abertura do curso na região, tratando-se de uma demanda antiga da comunidade, na luta por uma educação pública, gratuita, democrática e a serviço do povo, a fim de qualificar os profissionais da Educação Básica e todo o sistema de ensino público. Neste sentido, a ExNEPe relembrou que a existência do Campus V da UNEAL é resultado de um longo histórico de lutas combativas que uniram toda comunidade acadêmica e população em geral para conquistar seus direitos e que não seria diferente neste momento.

Declaramos total apoio à abertura do curso de Pedagogia, nos colocando a disposição para as lutas que serão travadas a partir desta decisão. A LCP-NE reforçou que a educação é uma necessidade povo, do campo e da cidade, e que está a disposição para apoiar a luta dos estudantes e dos professores por uma educação pública com ensino de qualidade.

Ao final da reunião, a abertura do curso de Pedagogia foi aprovada por unanimidade entre todos os votantes do Conselho. A primeira turma iniciará a partir do segundo semestre de 2018.

DEFENDER A EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA, DEMOCRÁTICA E A SERVIÇO DO POVO!

DERRUBAR OS MUROS DA UNIVERSIDADE, SERVIR AO POVO NO CAMPO E NA CIDADE!

OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s