Vitorioso Dia Nacional de Luta – 23 de Novembro!

Em 15 cidades (10 estados), estudantes nas ruas contra a privatização do ensino!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Neste 23 de Novembro, a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) realizou ações importantes em todo o país, juntamente com estudantes de pedagogia, licenciatura, professores e técnicos para marcar o vitorioso Dia Nacional de Luta em Defesa do Ensino Público e Gratuito.

Foram realizadas manifestações de rua, com trancamentos de avenidas e rodovias, em sete cidades diferentes: Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP), Belo Horizonte (MG), Petrolina (PE), Dourados (MS), Porto Velho (RO) e Itaberaba (BA). Só nesta última, mais de 300 estudantes de pedagogia participaram, levantando bem alto a bandeira de luta da ExNEPe contra a Privatização das Universidades Brasileiras e a falsa-regulamentação da nossa profissão! No Rio de Janeiro, os participantes da Ocupação Bruno Alves (Vitoriosa Ocupação do Bandejão da UERJ) também participaram do ato e um bonecão do gerente anti-povo Temer foi queimado ao final.

Em Dourados, os técnico-administrativos em greve e moradores do entorno se somaram à luta dos estudantes, fortalecendo a manifestação que impediu o acesso à universidade federal por toda a manhã. Numa rodovia próxima, indígenas também realizaram ato exigindo a demarcação de seus territórios. Na maioria dessas manifestações, barricadas de pneus foram incendiadas, demarcando a firmeza e decisão dos estudantes de pedagogia na defesa do Ensino Público e Gratuito.

Em Porto Velho, após a manifestação na entrada do Campus, o Conselho Superior Acadêmico da UNIR aprovou como signatário uma Carta Aberta em Defesa da Educação Pública, que foi lançada em um Ato Público no auditório da Unir, assinada pelo Reitor do IFRO; pelo Reitor da Unir, pelo Sinasefe, pela Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia e por professores que integram a Frente Rondoniense em Defesa da Educação Pública.

Em outros locais também aconteceram atos de agitação, panfletagem e debates sobre a falsa-regulamentação da profissão do pedagogo (PL 6847) e o fechamento e privatização das universidades públicas: Recife (PE), Montes Claros (MG), Nazaré da Mata (PE), Juazeiro (BA), Luzilândia (PI), Arapiraca (AL), Goiânia (GO) e União dos Palmares (AL). Milhares de panfletos foram distribuídos, inúmeras passagens em sala e um importante debate na UFPE, divulgando o Caderno de Estudos da ExNEPe contra a falsa-regulamentação e fazendo a defesa intransigente dos interesses dos estudantes do povo.

Em Montes Claros, além da agitação e panfletagem organizada pela ExNEPe na UNIMONTES, uma barricada foi incendiada na porta da universidade na madrugada do dia 23. Uma faixa e várias pichações contra a privatização da universidade foram encontradas pelos bombeiros.

Saudações a todos os estudantes de luta, às entidades de base e Executivas estaduais verdadeiramente independentes e combativas!

Barrar a intervenção privatista de Temer e sua quadrilha na pedagogia!
Todos e todas à Audiência Pública em Brasília!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

VIVA O 23 DE NOVEMBRO COMBATIVO!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s