Contra a tentativa de usurpação do 22º FoNEPe!

A Executiva Pernambucana de Estudantes de Pedagogia manifesta repúdio absoluto à tentativa de usurpação do 22º Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia (FoNEPe).

No dia 8 de Janeiro, uma “reunião deliberativa online” sobre o 22º FoNEPe foi convocada às pressas pela CO local e pelo “MEPE”. Esta convocação foi feita em total desrespeito à toda a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe), seu estatuto e seu histórico de lutas.

O primeiro absurdo está em se tratar de uma reunião convocada apenas com uma semana de antecedência, sendo que o próprio estatuto da ExNEPe exige uma convocação com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

Além disso, reuniões online não são deliberativas. Embora não conste no estatuto, já há vários anos que a ExNEPe adotou esta medida como forma de exercer a verdadeira democracia entre os estudantes de pedagogia. Ou seja, enquanto qualquer um pode falar o que quiser pelo Facebook e WhatsApp, apenas os estudantes que realmente se movimentam em luta e, por isto mesmo, comparecem às atividades presenciais da Executiva tem direito de representar suas faculdades e entidades nas reuniões e votar em nome delas.

O FoNEPe é um espaço de formação da Executiva Nacional e é dirigido por ela, como consta também no estatuto. O estado de Pernambuco possui Executiva Estadual conformada, empossada e atuante, a exemplo de sua contundente intervenção no Congresso Nacional contra a falsa-regulamentação da profissão do pedagogo realizada na Audiência Pública em Brasília no dia 07/12.

Embora o campus de Caruaru da UFPE tenha sido escolhido como sede do 22º FoNEPe, é de responsabilidade da Executiva Nacional organizá-lo e ela é representada em Pernambuco pela ExPeEPe. Ora, nem a Executiva Nacional como um todo, nem seus representantes em Pernambuco foram sequer consultados sobre esta reunião.

Os convocadores desta reunião online agem como se não houvesse estatuto ou Executiva Nacional. Passam por cima da decisão de centenas de estudantes de todo o país que elegeram a ExNEPe para representá-los. Pretendem apoderar-se da organização do 22º FoNEPe de forma autoritária e antidemocrática.

Além disso, apresentam uma “proposta de programação” que ignora completamente o nosso Plano de Lutas Nacional definido no 37º ENEPe e os flagrantes ataques do velho Estado contra a educação pública, colocando como tema do FoNEPe: “Os desafios educacionais na contemporaneidade: retrocessos em ascensão”. Ora, retrocessos em ascensão? Então quer dizer que anteriormente assistíamos uma Política Educacional que atendia os interesses do povo?

Isto é contra a posição dos estudantes de pedagogia que sempre se mantiveram na linha de frente denunciando todas as políticas reacionárias, inclusive do populismo eleitoreiro, como as péssimas condições de trabalho nas escolas e o esvaziamento do caráter científico da formação do pedagogo. Na verdade, esse título condiz com os reais objetivos dos organizadores: transformar os encontros estudantis de pedagogia em trampolim eleitoreiro, se preparando para as eleições de 2018, fazendo propaganda para seus candidatos antipovo, como fez o DCE da UERJ/Une que foi contra a ocupação do RU (principal luta estudantil do país em décadas), mas que se prestou ao papel nefasto de transformar a UERJ em palanque para o “pré-candidato” do PT, Luiz Inácio. O mesmo candidato que foi defendido por palestrantes convidados pelo “MEPE” no 28º Encontro Baiano e no 14º Encontro Alagoano.

Se com isso pretendem apagar o histórico de lutas combativas e, principalmente, de vitórias que a Executiva Nacional vem conquistando, como o Dia Nacional de Luta em Defesa do Ensino Público com manifestações e atos em mais de 15 cidades em todo o país, fracassam cabalmente!

Repudiamos esta atitude anti-executiva, que, seguindo os passos da “CO” do encontro de Altamira/PA, reproduzem as práticas oportunistas da Une eleitoreira (PT/PCdoBê) no movimento estudantil. Estes imobilistas buscam sabotar a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia, retirar-lhe seu caráter de entidade dos estudantes de luta, verdadeiramente classista, combativa e independente.

Com isso, se colocam do lado da reação, querem fazer parte do velho Estado burguês-latifundiário, e pretendem minar nossa condição de enfrentar os ataques de Temer e sua quadrilha contra o Ensino Público no país e de barrar a falsa-regulamentação da profissão do pedagogo e a privatização da Universidade Brasileira.

Manifestamos aqui nossa decisão em não aceitar que nosso Fórum de Entidades seja usurpado e corrompido. Portanto, não reconhecemos esta “reunião online” como espaço de deliberação sobre o 22º FoNEPe. Reafirmamos nosso compromisso com os estudantes do povo e com a luta em defesa dos seus direitos. Que esse “MEPE” vá fazer seus encontros e desrespeitar as deliberações do ENEPe em outro lugar!

A Executiva Pernambucana e toda a Executiva Nacional estão publicamente se preparando para a realização do 22º FoNEPe e do 38º ENEPe. Uma reunião presencial para discutir os dois eventos foi convocada em reunião presencial da ExNEPe em Outubro, e reforçada em nota oficial (Carta de Brasília) aprovada presencialmente pela maioria das executivas empossadas e divulgada no site oficial da ExNEPe em Dezembro.

Reforçamos nosso convite a todos os estudantes de luta para participar da reunião presencial da ExNEPe que acontecerá conjuntamente com o Seminário de Formação da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia, nos dias 3 e 4 de Fevereiro em Recife, com o tema Educação e Marxismo. Nesta atividade, avançaremos na nossa formação política militante e classista, nos preparando para nossa próxima Grande Jornada de Lutas em Defesa do Ensino Público e Gratuito, retomando a valisíssima luta do Movimento de Córdoba, que em 2018 completa 100 anos: autonomia e co-governo. Este é o verdadeiro caminho da juventude estudantil.

ExNEPe é pra lutar! Abaixo o imobilismo na pedagogia!

Barrar a intervenção privatista de Temer e sua quadrilha na pedagogia!

Executiva Pernambucana de Estudantes de Pedagogia

Petrolina/PE, 12 de Janeiro de 2018

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s