38º ENEPe – Contra a intervenção militar de Temer: Em defesa da gratuidade, democracia e autonomia universitárias!

cropped-logo-exnepe1.png

Carta-Convite ao 38º ENEPe

A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) convida os estudantes de pedagogia, licenciatura e pós-graduação, professores, educadores, pesquisadores em educação, ativistas e militantes em defesa do ensino público de todo o país para participarem do seu 38º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe), que será realizado entre os dias 11 e 15 de Julho no campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas – UFAL em Maceió/AL.

O ENEPe é um encontro nacional de cárater político, científico e cultural organizado pela ExNEPe com o intuito de congregar estudantes de pedagogia e demais interessados de todo o país para debater o atual cenário da educação brasileira, bem como a luta para defender o ensino público e gratuito. Neste ano, o 38º ENEPe será um encontro ímpar, contando com o tema Contra a intervenção militar de Temer: Em defesa da gratuidade, democracia e autonomia universitárias!

Neste encontro, contaremos com a participação de estudantes, pofessores, pesquisadores e representantes de movimentos populares de todo o país para debater profundamente a respeito do cenário gravíssimo que se abate sobre o nosso país, destacando seus impactos nas escolas e universidades, bem como na atuação docente e no direito da nossa juventude de estudar e aprender.

Assistimos a um agravamento assustador da crisepolítica, economica, social e moral em que nosso país se encontra. As classes dominantes locais, sob comando direto do imperialismo, fracassaram no seu intento de cumprir cabalmente o plano nocivo de desmonte dos direitos do povo, e cada vez mais se deparam com uma desmoralização profunda de suas instituições em meio à escândalos cotidianos de corrupção e de subjugação da nação aos interesses do capital finaceiro internacional. Como último recurso, implementam palmo a palmo um ataque fatal às parcas e débeis liberdades democráticas de que o nosso povo dispõe.

A intervenção militar se coloca cada vez mais como a esperança do imperialismo, da grande burguesia e do latifúndio lacaios, para manter esta sua apodrecida ordem de opressão e exploração. Neste cenário, são graves e tenebrosas as perspectivas que se apresentam para a educação brasileira, particularmente para as universidades públicas. A história já comprovou: fazem apenas 50 anos da invasão da UnB pelo Exército “Brasileiro”. Os evento mais recentes o comprovam: intervenção federal nos hospitais universitários de todo o país pela EBSERH, particularmente na UFAL; a prisão do reitor e vários professores da UFMG como “condução coercitiva” e a perseguição nefasta à Reitoria da UFSC que levou à trágica morte do seu reitor, o professor Luis Carlos Cancellier de Olivo. Não podemos permitir que esta história se repita.

Urge defender as nossas liberdades democráticas, nosso direito de lutar, a nossa liberdade de pensamento, de expressão e de organização.

Urge denfender a gratuidade, a democracia e a autonomia universitárias!

Com o 38º ENEPe, a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia se coloca o desafio de traçar o caminho da resistência, levando a termo a luta real e concreta para barrar os ataques da reação às nossas universidades, partindo da experiência recente de nossa Vitoriosa Jornada de Lutas no último semestre contra falsa-regulamentação da nossa profissão e o fechamento das universidades públicas.

Para cumprir este objetivo, nosso encontro contará com delegações de todo o país, realizando diversas atividades entre debates, palestras, grupos de discusão, apresentações de trabalhos, oficinas e atividades culturais, culminando na aprovação do novo Estatuto da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia e do nosso Plano Nacional de Lutas, para coordenar nacionalmente as atividades de defesa do ensino público e gratuito até o próximo ano e conquistar novas vitórias na luta contra os ataques do governo à educação brasileira.

A divulgação de demais informações e inscrições serão realizadas através da página oficinal do encontro no site da ExNEPe: exnepe.org/38enepe

Dúvidas e demais informações podem ser consultadas através do e-mail: exnepe@email.com

Comissão Organizadora do 38º ENEPe

Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia – ExNEPe

13 de Março de 2018

Baixe em PDF: Carta convite 38 ENEPe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s