UFPE: Vitorioso primeiro Pré-FoNEPe

Foi realizado, no último dia 13, o primeiro vitorioso pré-FoNEPe no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. Organizado pela Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia e pela Executiva Pernambucana de Estudantes de Pedagogia, o debate trouxe uma discussão muito profunda sobre a A Falsa Regulamentação da Profissão do Pedagogo, contando com dezenas de calouros do curso.

O professor da turma, iniciou o debate apresentando a ExNEPe e a ExPeEPe, saudando pela iniciativa de levar essa discussão tão pertinente ao curso de Pedagogia à turma, além de deixar claro que era um prazer ceder sua aula para a realização da atividade.

A representante da Executiva Pernambucana iniciou sua fala denunciando e repudiando os ataques do gerente de turno, vende pátria, Michel Temer, à educação brasileira com a aplicação de seus projetos privatistas, evidenciando seu claro objetivo de precarizar cada vez mais nosso ensino, para então colocá-lo nas mãos dos tubarões da educação. Denunciou ainda o desespero agonizante desse velho Estado, subjugado ao imperialismo, de orquestrar uma intervenção militar para conter o grande levante de massas populares revoltadas com o aprofundamento da exploração no nosso pais.

Em seguida, a representante da Executiva Nacional fez uma longa e importante exposição sobre A Falsa Regulamentação da Profissão do Pedagogo demonstrando seu caráter meramente privatista e policialesco que nem de longe oferece algum “aumento da qualidade do ensino” como afirma, demagogicamente, em seu arremedo de projeto, o sr. deputado Goulart (PSD-SP). Os estudantes logo perceberam, diante da apresentação da ExNEPe, a intervenção privatista de Temer na Pedagogia com sua Falsa Regulamentação e se colocaram do lado luta, fazendo intervenções contundentes contra esse projeto.

Foi exibido ainda um vídeo da jornada de lutas do 23 de novembro de 2017, dirigida pela ExNEPe que mostrou a realização de audiências públicas na ALEPE e no Congresso Nacional, além de manifestações, debates, fechamento de avenida em 16 cidades do Brasil. Essa exibição elevou ainda mais o animo para a luta dos estudantes presentes, reconhecendo que de fato é preciso romper com o oportunismo, imobilismo na Pedagogia para levarmos a luta adiante.

Ao final do debate, os estudantes muito empolgados com as boas perspectivas de lutas, queriam saber como poderiam participar das atividades para barrar a Falsa Regulamentação. A ExNEPe, prontamente, apresentou seu calendário de atividades: grupos de estudos, audiências públicas em Alagoas e Pernambuco, seminário em Santa Catarina e a realização do tão esperado XXII Fórum Nacional de Estudantes de Pedagogia que irá ocorrer entre os dias 4 e 6 de maio no Centro de Educação da UFPE campus Recife com a temática sobre os 200 anos de Marx e 100 anos de Córdoba: Um espectro ronda a Pedagogia.

O 22º FONEPE é a principal atividade da ExNEPe para o mês de maio, pois vai contar com a participação de entidades e estudantes de Pedagogia de todo país, a fim de organizar ainda mais atividades para barrar a Falsa Regulamentação, mirando na luta dos estudantes de Córdoba e utilizando as lições deixadas pelo grande feche do proletariado, Karl Marx. Esta é verdadeira luta em curso na Pedagogia: em defesa de um ensino público, gratuito e que sirva ao povo!

No debate,  todos perceberam a diferença entre os estudantes comprometidos com a verdadeira luta e os que querem apenas cavalgar na luta da pedagogia para participar da farsa eleitoral.  Ficou claro e evidente que o caminho para barrar essa Falsa Regulamentação é somente o da luta classista, combativa e independente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s