Executiva Pernambucana mobiliza estudantes em Recife e Nazaré da Mata

Nossos companheiros e companheiras da Executiva Pernambucana de Estudantes de Pedagogia – ExPeEPe tem realizado diversas atividades de mobilização para o 22º FoNEPe.

Nazaré da Mata

Na última semana, foi realizado um importante Pré-FoNEPe no campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE). A atividade ocorreu numa turma do primeiro período, e durante duas horas os estudantes debateram a falsa-regulamentação da pedagogia, apontando os diversos aspectos de perseguição política-ideológica, criminalização dos professores e intervenção privatista na educação brasileira, bem como a luta independente, classista e combativa, dirigida pela ExNEPe, para barrar mais este ataque. Como expressão do exito desta atividade, diversas estudantes de Nazaré se inscreveram no 22º FoNEPe.

Recife

No campus de Recife da UFPE, além das mobilizações e Pré-FoNEPes realizados pela Executiva Pernambucana, ocorreu, na semana passada, uma importante atividade de luta e debate. A Semana Pedagógica do Centro de Educação/UFPE, organizada pela direção do CE, contou em sua programação com diversos debates, oficinas, trocas de experiências e mostras de trabalhos.

Entre as mais importantes, na sexta-feira, 27, ocorreu um debate sobre a falsa-regulamentação da profissão do pedagogo. Este debate foi importantíssimo, porque além de examinar os ataques contidos no PL 6847/2017, pudemos compreender, a partir da exposição de uma palestrante, como a falsa-regulamentação da profissão está contida num conjunto maior de ataques contra o ensino público no país.

A BNCC, a “Residência Pedagógica” e a “Nova Política Nacional de Formação de Professores” foram denunciadas como um pacotaço de ataques privatistas à formação dos professores no nosso país. Estes programas do gerente de turno Michel Temer, sob orientação direta do imperialismo ianque através do Banco Mundial, são uma violação flagrante da autonomia universitária, impondo modificações drásticas sobre nossos currículos à revelia do posicionamento dos professores e estudantes da área. Ao mesmo tempo que tem sido implementado em todo o país mediante uma clara chantagem econômica contra as universidades públicas, carentes de financiamento e, principalmente, de recursos para a Assistência Estudantil.

Assim, apresentando o vídeo da nossa Vitoriosa Jornada de Lutas, e convocando os estudantes para participarem do 22º FoNEPe e afim de continuarmos firmes na luta consequente contra estas intervenções privatistas na Pedagogia, a Executiva Pernambucana traçou uma clara linha de demarcação entre aqueles que querem lutar, e aqueles imobilistas que só fazem atrasar a luta com suas falsas polêmicas que sequer existem fora do Facebook.

Companheira Remís: Presente na Luta!

Outra importantíssima atividade ocorrida durante a Semana Pedagógica do CE foi a homenagem à nossa queria e revolucionária companheira Remís Carla. A Executiva Pernambucana, à convite do MEPR e do MFP, participou da homenagem onde a memória de nossa companheira foi mais uma vez honrada ao levantarmos as bandeiras vermelhas pelas quais lutou. O caráter combativo de Remís foi muito bem lembrado, bem como sua decisão e convicção na luta pela transformação violenta desta sociedade apodrecida indissociável da luta contra toda forma de oportunismo. Contando com a presença aguerrida de familiares de nossa companheira, a homenagem contou com intervenções, um vídeo sobre sua trajetória de vida e de militante, além da apresentação de uma bela canção em sua homenagem feita por um companheiro da banda Palafita e de uma poesia escrita pelos companheiros do Coletivo Bagaço. Ainda como parte da homenagem, foi feito o batismo do laboratório de informática da biblioteca e do Diretório Acadêmico do CE com o nome de nossa pedagoga revolucionária: Remis Carla.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s