III Encontro Rondoniense de Estudantes de Pedagogia

cartaz_encontro_exrope_(com_email)

III Encontro Rondoniense de Estudantes de Pedagogia

Defender a Gratuidade, a Democracia e a Autonomia das Escolas e Universidades

Por uma linha classista na Educação!

Em cumprimento às deliberações do vitorioso 22º Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia (FONEPe) – realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio de 2018 em Recife – e com objetivo de impulsionar nossa luta em defesa do Ensino Público, a Executiva Rondoniense de Estudantes de Pedagogia (ExROPe) convida os estudantes de pedagogia, licenciatura e pós-graduação, professores, educadores, pesquisadores em educação, ativistas e militantes em defesa do ensino público de todo o estado de Rondônia para participarem do III Encontro Rondoniense de Estudantes de Pedagogia (EREPe) nos dias 9 e 10 de junho, no campus da UNIR em Rolim de Moura (RO).

Em sua terceira edição, o EREPe terá como tema Defender a Gratuidade, a Democracia e a Autonomia das Escolas e Universidades: Por uma linha classista na Educação!, buscando aprofundar nossa compreensão sobre a grave crise econômica, política, social e moral que assola nosso país e seus reflexos na Educação. Para isso contaremos em nossa programação com mesas sobre a situação política atual do país, os projetos privatistas para a Educação e suas implicações para escolas, Universidades e a formação docente, em especial o PL 6847 / 2017, o famigerado projeto de falsa-regulamentação da profissão de Pedagogo, em tramitação no Congresso Nacional. Entre outros ataques, o projeto da falsa-regulamentação tem um caráter abertamente privatista e se alinha politicamente a tendências reacionárias como o “Escola sem-partido”, visando cercear a autonomia dos pedagogos e impedir que estes assumam posicionamentos críticos em relação à sociedade em que vivemos.

Também teremos em nossa programação uma histórica conferência sobre a concepção marxista da Educação e as vitoriosas e imperecíveis lições da Educação Socialista, onde, pela primeira vez na História da humanidade, o ensino integrou a investigação científica, o trabalho produtivo e a luta de classes dos trabalhadores por transformar o mundo! Ademais contaremos com grupos de discussões para aprofundarmos os debates das mesas e atividades culturais. Por fim, com base em nossas discussões, construiremos coletivamente nosso Plano de Lutas e elegeremos a nova diretoria da Executiva Rondoniense de Estudantes de Pedagogia, bem como nossos representantes na Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe).

É gravíssima a situação em que se encontra nosso país e o povo brasileiro a cada dia tem demonstrado que não aceitará de forma passiva os sucessivos ataques aos seus direitos por Temer (MDB) e sua quadrilha. É urgente que nós, estudantes e futuros educadores, elevemos nosso nível de mobilização, politização e organização para não somente resistirmos aos ataques ao Ensino Público, mas também somarmo-nos ao conjunto das lutas populares em defesa de nossos direitos pisoteados pelas contrarreformas de Temer e Meirelles (MDB).

Por fim destacamos que nosso III EREPe é parte das mobilizações nacionais para o histórico 38º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia, organizado pela ExNEPe e que ocorrerá de 11 a 15 de julho na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) campus Maceió.

As inscrições podem ser realizadas através do e-mail da ExROPe: exrope@gmx.com

Para mais informações contate o e-mail acima ou acesse o site da ExNEPe: exnepe.org

Executiva Rondoniense de Estudantes de Pedagogia (ExROPe)

Excecutiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s