SP: Professores barram audiência sobre a criminosa BNCC

Retirado de Nova Escola

A segunda audiência pública sobre a Base Nacional Comum do Ensino Médio (BNCC) do Ensino Médio estava programada para acontecer nesta sexta-feira (08/06), em auditório no Memorial da América Latina, em São Paulo. Porém, a cerimônia foi cancelada depois de uma intensa manifestação protagonizada por professores e estudantes de escolas públicas.

protesto-dos-professores

A audiência estava prevista para começar às 9h. Minutos depois, antes que os membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) pudessem ocupar seus lugares para dar início à cerimônia, os professores tomaram a mesa e o palco do auditório. “Eu, particularmente, lamento”, diz Eduardo Deschamps, presidente do CNE. “Estamos exatamente fazendo o movimento de ouvir a sociedade brasileira acerca dos pontos positivos e negativos da Base. O Conselho tem a prerrogativa de aperfeiçoar o documento”.

Os manifestantes carregavam faixas de protesto e entoavam em coro frases como “Não à privatização”, “Não à reforma do Ensino Médio” e “Não à BNCC”. Ainda houve uma tentativa de dar início à programação, que logo foi interrompida. Pouco depois, um novo grupo de manifestantes, dessa vez estudantes secundaristas, uniu-se ao principal, em coro: “O professor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo”.

Às 10h07, o presidente da Comissão Bilateral da BNCC, Cesar Callegari, foi ao microfone para anunciar que a audiência pública da região Sudeste estava cancelada. O anúncio foi comemorado por muitos dos presentes.

Márcia Ângela Aguiar, conselheira do CNE, acredita que embora as atividades do dia não tenham acontecido como o previsto, a mensagem dos participantes é clara. “Se alguém disser que não houve audiência, não é verdade. Houve. Só que uma audiência diferente. Esse é o recado que vem para o Conselho”.

protesto-de-professores-na-base-do-medio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s