PRÉ-ENEPe na UPE/Petrolina

2 A3 COUCHE PRE ENEPEA ExNEPe – Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia, convida a toda comunidade acadêmica da UPE e demais interessados a uma mesa redonda com o tema: Contra a intervenção militar: Em defesa da gratuidade, democracia e autonomia universitárias!

A situação atual da Universidade de Pernambuco, como tem ficado às claras, é alarmante. Problemas de estrutura, desfinanciamento, falta de autonomia, precarização. Além da falta de professores e funcionários e o respectivo atraso nos pagamentos. Tudo isso tem se mostrado de forma ainda pior nos campi do interior, como é o caso de Petrolina.

Essa situação é parte da crise geral por que passa o país, como parte da crise do sistema capitalista mundial. Situação em que as potências mundiais, tentando sair de sua crise, jogam cada vez mais a conta sobre os povos oprimidos de todo o globo, com guerras, fome, retirada de direitos básicos, além da voraz repressão sobre àqueles que se recusam a aceitar tamanha barbárie.

Acabamos de sair de um momento histórico – a greve dos caminhoneiros – em que se demonstrou que o povo pode sim parar o país! Ao mesmo tempo tem ficado cada vez mais claro o intuito de setores da extrema direita golpista de dar um golpe militar contrarrevolucionário como prevenção à rebelião popular que se avizinha.

Neste sentido, acreditamos que a Universidade Brasileira tem em suas mãos um papel fundamental na defesa de nossas liberdades democráticas. Os estudantes, professores e técnicos, temos em nossas mãos a tarefa e o dever de defender esta instituição que corre o sério risco de ser privatizada, retornando à cobrança de taxas de mensalidade como alguns anos atrás.

Foi daqui da UPE – Petrolina que se incendiou por todo o país o boicote às cobranças de taxas de mensalidade nas escolas e universidades públicas que acabou por derrubar essa ilegalidade. Mais uma vez recai sobre nós a tarefa de manter nossa universidade funcionando, mas não apenas isso, transformá-la numa trincheira de luta a serviço das classes populares e contra toda a reação.

Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia
Apoio: Direção da UPE Campus Petrolina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s