38º ENEPe: continua a vitoriosa mobilização em Maceió e o no interior de Alagoas

UFAL
Realizado Primeiro Pré-ENEPe na UFAL de Maceió!

Na manhã desta segunda-feira, dia 2 de julho, foi realizado um vitorioso pré-ENEPe na UFAL de Maceió, durante duas horas, a turma do segundo período matutino fez um importante debate acerca do programa Residência Pedagógica. Com uma importante palestra de uma professora da UFCG, os estudantes, junto com a ExNEPe, debateram o contexto em que tal projeto é aprovado e implementado, suas implicações na formação de professores, e sua relação com a BNCC.

O evento foi mais um passo na luta de pedagogos e pedagogas em defesa da educação brasileira, e é o primeiro dentre outros que estão marcados para o curso desta semana, e serviu de preparação para as discussões que serão levantadas no 38º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia, bem como para a preparação e do Planos de Lutas a ser traçado em União dos Palmares e aplicado em todo o país!


Vitorioso Pré-ENEPe em União dos Palmares!

Mais um Pré-ENEPe foi realizado no interior do estado de Alagoas, desta vez, a ExNEPe convocou os estudantes de licenciatura da região onde ficava o mais importante Quilombo dos Palmares. A poucos quilometros da Serra da Barriga, estudantes e professores passaram toda a noite de terça-feira, 19 de junho, discutindo como defender a educação pública, gratuita, democrática, e a serviço do povo!

O Pré-ENEPe se iniciou com uma discussão sobre a situação política, o ataque à autonomia universitária, e os planos privatistas, assim como a preparação de golpe militar que se torna cada vez mais aberto. A discussão seguiu-se com uma exposição sobre o histórico da luta pela gratuidade nas universidades públicas, e como esta é uma conquista estudantil recente, de 2007, fruto de importantíssimas lutas conta a cobrança de taxas de matrícula. Se foi com nossa luta que conquistamos a gratuidade, então é só com nossa luta que poderemos defendê-la!

WhatsApp Image 2018-07-03 at 11.01.09 PM

Em seguida, assistimos ao vídeo do OcupaBandejão, e discutimos o grande exemplo a ocupação do bandejão da UERJ trás ao movimento estudantil brasileiro, assistimos também o vídeo Vitoriosa Jornada de Lutas, que trás a vitoriosa aplicação do plano de lutas, tirado no 37º ENEPe.

O Pré-ENEPe acabou em clima de muito ânimo, com os estudantes acreditando que podemos vencer os ataques à Universidade Brasileira, para isto, precisamos estar organizados de forma independente, classista e combativa. A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia convida a todos e todas à construir esta luta, unificá-la nacionalmente, e derrotar tanto a política privatista, quanto a intervenção militar! Esta é a importância e o objetivo do 38º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s