No dia 29 de junho foi realizado o histórico 1º Encontro Sul-Mato-Grossense de Estudantes de Pedagogia na UFGD, em Dourados. Além da universidade citada, o evento contou com a participação do Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Cerca de 40 estudantes e professores marcaram presença a fim de fortalecer a luta estudantil no estado, debatendo acerca do desmonte da universidade pública.
Na abertura do encontro, uma mesa discutiu as diferentes formas de sucateamento da educação pública, levadas a cabo pelo governo federal a mando do Banco Mundial. Uma estudante indígena explanou sobre a resistência frente ao corte de bolsas permanência dos estudantes indígenas e quilombolas, decretado por Temer e sua quadrilha. Foi também apresentado aos participantes o projeto da falsa regulamentação da profissão do pedagogo e suas consequências nefastas.
Em seguida, houve um Grupo de Discussão que debateu os temas da mesa, bem como as propostas de resoluções e moções. Logo após os estudantes assistiram ao vídeo “Jornada de Lutas da ExNEPe” tendo a oportunidade de conhecer mais o caráter combativo da Executiva Nacional, e as lutas que tem vanguardeado contra a falsa regulamentação e pela Universidade Publica. Foi ressaltado a importância do 38º ENEPe para elevar a luta em defesa da gratuidade, democracia e autonomia universitária, que corre sério risco com a Intervenção Militar em curso no nosso país.
Ao final do vitorioso Encontro, foi eleita a Executiva Sul-mato-grossense dos Estudantes de Pedagogia, que saudou a ExNEPe por seus esforços em agregar o Mato Grosso do Sul em suas mobilizações nacionais, reafirmando que a luta combativa, classista e independente é o único caminho que continuará trazendo vitórias ao movimento estudantil.