A todas e todos que estão a caminho do 38º ENEPe,
Nossas saudações combativas!
Companheiras e companheiros, é com muita satisfação que lhes damos as boas vindas à União dos Palmares, terra onde se fundou o histórico Quilombo dos Palmares, terra de Zumbi e Dandara, que muito nos inspira para esse grandioso evento: Sejam muito bem vindos ao histórico 38º ENEPe!
Nós, da Comissão Organizadora e da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia, estamos bastante animados e motivados pelo grande saldo político e organizativo que alcançaremos com este encontro. Partindo dos temas dos debates propostos pela Coordenação da ExNEPe, contaremos com os palestrantes mais capacitados, direta e concretamente vinculados à luta real do nosso povo, particularmente, dos estudantes e professores de todo o Brasil que lutam diariamente para resistir e derrotar os nefastos ataques dos governos, das classes dominantes reacionárias e do imperialismo ao nosso ensino público.
Aqui, em União, estaremos reunidos os que querem lutar. A partir de amanhã e nos próximos cinco dias, nos debruçaremos sobre os reais problemas da educação brasileira e como fazer avançar a luta popular em todo o país. Hoje sabemos bem que este caminho passa pela defesa intransigente da gratuidade do ensino superior e da autonomia universitária, e que estas só podem ser garantidas e realmente efetivadas na medida em que lutamos seriamente pela real democracia nas universidades, ou seja, pelo co-governo estudantil.
E assim, alastrando nossa luta por todas as escolas e universidades do país, mobilizando não só estudantes, mas também professores e toda a comunidade escolar, fortaleceremos o caminho democrático que de forma consequente se coloca e conclama o povo brasileiro à luta independente, classista e combativa. Esta é a única luta capaz de derrotar o golpe militar contrarrevolucionário em nosso país com o qual planejam barrar a inevitável, e cada vez mais presente, grande onda de levantamentos e revoltas do nosso povo.
Das inúmeras lutas docentes, passando pela histórica greve dos caminhoneiros e por todas as rebeliões da nossa juventude, o povo brasileiro clama por uma transformação radical desta sociedade viciada e miserável.
Nós, como jovens, educadores e cientistas, cumpriremos nossa missão histórica forjando um caminho justo para realizar esta aspiração de nosso povo. E este ENEPe, companheiras e companheiros, seguramente será parte desta vitoriosa e grandiosa luta.
Sejam todas e todos muito bem vindos!
União dos Palmares, 10 de julho de 2018
Comissão Organizadora do 38º ENEPe
Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia