II Jornada do HISTEDBR-RO

Repercutimos convite do HISTEDBR-RO para sua II Jornada com o tema Educação e Marxismo: bicentenário de Karl Marx e centenário da Reforma de Córdoba.

image.png

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A II JORNADA DO HISTEDBR-RO

Convidamos a todos para participar da II JORNADA DO HISTEDBR-RO que será realizada de 10 a 12 de outubro de 2018 em Porto Velho/RO. As informações sobre a programação e a submissão de trabalhos estão na página do evento: http://www.jornadahistedbr.unir.brAs inscrições são gratuitas!

A SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA II JORNADA DO HISTEDBR-R É ATÉ   10 DE SETEMBRO DE 2018

O tema da II jornada será: O Bicentenário do nascimento de Karl Marx e o Centenário da Reforma de Córdoba

APRESENTAÇÃO

Se a eterna juventude de um autor consiste na capacidade de continuar estimulando novas ideias, podemos dizer que Marx permanece jovem depois de 200 anos. Este ano o proletariado e todos os explorados e oprimidos do mundo celebram os 200 anos do nascimento do grande Karl Marx reconhecido como o grande chefe do proletariado internacional. A ideologia do proletariado, a grande criação de Marx, é a mais alta concepção que a humanidade conheceu; é a ideologia científica que pela primeira vez dotou os homens, especialmente o proletariado, de um instrumento teórico e prático para transformar o mundo. Voltar a Marx não é apenas essencial para entender a lógica do capitalismo, uma vez que crises econômicas, desigualdade e problemas ambientais dramáticos leva-nos à reabertura do debate sobre o futuro e a necessidade de uma alternativa.

O ano de 2018 também é marcado pelo Centenário da Reforma de Córdoba. Também temos como perspectiva o debate acerca do desenvolvimento histórico da Universidade Pública latino-americana influenciada pelos ventos de Córdoba, na Argentina, cujo marco remonta o processo de organização dos estudantes que em 21 de junho de 1918 defendiam um modelo de universidade que rompia com uma educação dogmática, metafísica e autoritária, influenciando inúmeras lutas pela América Latina e possibilitando uma mudança profunda na estrutura das universidades.

Nada mais oportuno para discutir o caráter público e gratuito da Educação no momento em que se acentuam os ataques privatizantes contra a Universidade Pública Brasileira e à Educação Básica. Os cortes no financiamento da educação visam implementar uma política de fechamento das escolas e universidades públicas e aumento da injeção do dinheiro público nas redes privadas de ensino. Neste contexto, se insere a Contrarreforma do Ensino Médio e a proposta da BNCC para a Educação Básica que impõe uma dicotomia formativa e um reducionismo curricular que acarretará um déficit de conteúdos a milhões de estudantes.

Portanto, a II Jornada do HISTEDBR-RO, reafirmando a atualidade do pensamento de Marx tem como tema o Bicentenário do nascimento de Karl Marx e o Centenário da Reforma de Córdoba. A Jornada será realizada de 10 a 12 de outubro deste ano e buscará discutir as contribuições de Marx e os aportes de autores que se inspiraram em sua obra teórica na construção de uma educação comprometida com as mudanças sociais que tem como perspectiva a superação do modo de produção capitalista. É o momento também para discutirmos o cenário macabro de privatização da Educação Pública em todos os níveis e que representam um retrocesso das poucas conquistas que possibilitaram ao povo o acesso à gratuidade e avanços democráticos nas Instituições Educacionais.

 

O evento conta com o apoio Institucional da UNIR e IFRO, através de seus Grupos de Pesquisa e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Entre os diversos palestrantes destacam-se:

  • PROFESSOR DOUTOR JOSÉ CLAUDINEI LOMBARDI

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976); Mestrado em Agronomia, Área de Concentração: Sociologia Rural, pela Universidade de São Paulo (1985); Doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Livre-docência em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp; é Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação – Unicamp. É bolsista de Produtividade em Pesquisa – Nível 2 – do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Marxismo e Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da educação brasileira; historia, trabalho e educação; e historiografia da educação. É autor e organizador de várias publicações. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR).

  • PROFESSORA DOUTORA THERESA ADRIÃO

Possui graduação em pedagogia pela USP (1988), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Livre Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP. Desenvolveu dois estágios pós-doutorais: Orealc- UNESCO (2004-05) e University of Maryland (2012-13). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, desenvolvendo pesquisas sobre aspectos relacionados à interface entre o financiamento e a gestão da educação básica e relações entre o público e o privado no campo educacional. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional – GREPPE/Unicamp. Integra a Associação Nacional de Financiamento da Educação (FINEDUCA) e Coordena o Grupo de Trabalho 5 “Estado e Política Educacional” da ANPED.

Contamos com a presença de todos!

Grupo de Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil-HISTEDBR-UNIR

Para mais informações: http://www.jornadahistedbr.unir.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s