Acordo de cooperação técnica para impor a BNCC

Com informações de Avaliação Educacional

Em Maio deste ano, a Capes firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

O Acordo visa a: “mútua cooperação entre as partes para a implantação dos programas que integram a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica e ao aprimoramento da formação de professores em cursos de formação inicial e continuada.”

Das atribuições firmadas no documento salientamos algumas:

Compete à Capes:
g) apoiar ações que estimulem a renovação pedagógica dos cursos de licenciatura, em articulação com a Base Nacional Comum Curricular [grifo nosso]

Compete ao Consed:
d) fazer a divulgação do ACT junto às Secretarias Estaduais de Educação e fazer a devida articulação para que tais Secretarias se motivem a aderir e fazerem a sensibilização dos gestores, dirigentes e equipes escolares para que se reconheçam como co-formadores de professores, assumindo a escola como locus privilegiado da formação inicial e continuada de profissionais do magistério da educação básica.

À Undime compete a divulgação na esfera municipal.

Ou seja, à Capes cabe o papel de estimular a imposição da BNCC nos cursos de licenciatura e ao Consed e Undime o assédio sobre as secretarias para que assumam os programas e os imponham aos professores.

No próprio documento se afirma estar em conformidade com o PNE – Plano Nacional de Educação, aprovado ainda no governo Dilma, onde a BNCC já estava prevista.

Além disso, Consed e Undime estão articuladas com a Fundação Lemann, monopólio privado que passou a controlar a revista Nova Escola e é uma das principais interessadas na aprovação da BNCC.

Acordo na íntegra em PDF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s