Estudantes de Itaberaba realizam vigoroso pós-ENEPe!

ademir1

No último sábado, dia 25 de agosto, foi realizado o pós-ENEPe na Universidade Estadual da Bahia – UNEB/Campus XIII, na cidade de Itaberaba. Cumprido o plano de lutas definido no 38°, realizado em União dos Palmares, a delegação de estudantes que se fizeram presentes no encontro, ao retornar para sua cidade, se organizou e se empenhou na realização deste que foi o primeiro pós-38° ENEPe do país. Mais uma vez os estudantes de Itaberaba dão demonstração de força, combatividade e decisão, conformando já uma tradição de cumprir com o plano de lutas. No ano passado, durante o dia 23 de novembro, dia nacional de luta, os estudantes de Itaberaba realizaram a maior manifestação do país.

O pós-ENEPe contou com a presença de mais de 70 estudantes de todos os períodos. Foi realizado em parceria com o Instituto Federal Baiano e contou com o apoio dos professores do curso de pedagogia que liberaram as turmas para a participação no evento. O objetivo da atividade era aprofundar o debate sobre a BNCC e o programa Residência Pedagógica, como integrantes da “nova política educacional” do Governo Federal, para impulsionar a organização dos estudantes na luta contra os ataques à educação.

A mesa que apresentou a exposição para o debate foi composta pelo professor da casa, Ademir, por uma professora da universidade Federal da Paraíba – UFPB e uma representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia – EXNEPe.  O professor da UNEB abordou a formação do pedagogo e enfatizou a interferência e influência dos aspectos e as condições sociais no processo educacional, defendendo uma educação voltada para o povo.

ademir

A representante da EXNEPe fez um balanço do 38°, do seu significado no momento  político atual, destacou o plano de lutas definidos  e as vitórias em sua aplicação, como o dia nacional contra a BNCC, convocado para o dia 2 agosto e realizado com a educação de diversas outras entidades; e também o dia 10 de agosto, no qual a EXNEPe realizou atividades por todo o país.  A professora da Paraíba demonstrou de que forma a “nova política educacional” com a BNCC e o programa Residência Pedagógica atendem aos interesses do Banco Mundial e do capital privado, representam o desmonte da educação pública e a precarização da formação dos profissionais da educação.

Após a exposição dos palestrantes houve espaço para algumas intervenções e perguntas e os estudantes expressaram sua empolgação com importância dos temas. O pós-ENEPe Itaberaba foi extremamente vitorioso e representa o passo inicial da aplicação do plano de lutas na região!

ademir2

Viva o 38° ENEPe!

Viva O pós-ÉNEPe de Itaberaba!

Por uma educação pública, gratuita e que sirva ao povo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s