ExNEPe intervém na Audiência Pública da BNCC em Brasília

No último dia 14/09, a última da série de audiências públicas convocadas pelo CNE/MEC para “discutir” a BNCC ocorreu em Brasília.

A ExNEPe convocou os estudantes para intervir e denunciar esse projeto nefasto e esteve presente ao lado de várias outras entidades.

A princípio a audiência não tinha nada de pública, pois as portas estavam fechadas para quem não estava inscrito previamente, mesmo havendo vagas dentro da sala.

Após pressão dos não inscritos, com manifestação e palavras de ordem, os organizadores foram obrigados a deixar o povo entrar.

WhatsApp Image 2018-09-14 at 10.44.30

Com as inscrições abertas para intervenções, vários professores e estudantes, além de representantes de entidades se posicionaram, a grande maioria denunciando a BNCC, seu caráter privatista, a falta de democracia no processo, entre outros problemas.

A ExNEPe ao intervir, estendeu uma faixa contra a BNCC e a Lei 13.415/17 da reforma do ensino médio. A fala da companheira da ExNEPe denunciou o caráter privatista e entreguista do projeto, a vinculação direta com a Fundação Lemann através do movimento pela base, o ataque à autonomia das escolas e universidades através do acordo de cooperação técnica entre Capes, Undime e Consed,  sendo todas essas políticas do Banco Mundial, aplicadas por todos os presidentes anteriores e os candidatos das próximas eleições.

WhatsApp Image 2018-09-14 at 11.56.38

A ExNEPe denunciou também a intervenção militar crescente e defendeu que a única forma de defender nossos direitos é através do aumento da luta popular, transformando as escolas e universidades em trincheiras de combate contra os ataques em curso, e, para isso, elevar também a luta por democracia, autonomia e pelo co-governo estudantil.

Por fim, denunciou a condenação fascista dos 23 ativistas do Rio e de como essa é uma medida para tentar impedir o avanço da inevitável rebelião das massas frente a toda ordem de opressão e exploração que ora se levanta.

WhatsApp Image 2018-09-14 at 11.56.41

Essa jornada de lutas que culminou nessa audiência demonstrou que o governo não tem forças para impor a BNCC sem um desmascaramento completo da farsa de democracia no processo.

WhatsApp Image 2018-09-14 at 14.09.34 (1)

Saudamos todas as lutas que foram organizadas para o combate à criminosa BNCC e devemos seguir impulsionando essa luta até enterrar completamente esse projeto.

Fala da ExNEPe em 2:36:16

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s