Imperialismo e Educação do Campo

DOC01044_d

Indicamos a leitura da importantíssima obra da professora Marilsa Miranda de Souza “Imperialismo e educação do campo”, tese de doutorado em que aborda as influências diretas do imperialismo sobre as políticas públicas para a educação do campo. A professora Marilsa tem atuado também diretamente na luta em defesa da educação pública, contra a privatização das escolas, e recentemente participou dos encontros dos estudantes de pedagogia.

A obra centra-se no estudo das políticas públicas impostas pelo imperialismo para a educação dos camponeses e das relações semifeudais e semicoloniais do capitalismo burocrático brasileiro. A autora identifica as políticas do Banco Mundial, como os programas do Fundescola presentes nos municípios de Rondônia e seus fundamentos neoprodutivistas propagados no Brasil pelo ideário pós-moderno, a partir da década de 1990 e discute as consequências do fechamento das escolas multisseriadas no campo rondoniense e as políticas de formação de professores implantadas arbitrariamente pelo exercício do coronelismo.

O estudo demonstra que as pedagogias do campo propostas pelo Movimento Por uma Educação do Campo, foram construídas em parceria com órgãos do imperialismo, são ecléticas, pragmáticas e não diferem da educação burguesa pós-moderna imposta pelo imperialismo às semicolônias. Constituem-se numa ação programada do revisionismo atrelado à reação para impedir que avance a luta no campo, pois está comprovada historicamente a combatividade dos camponeses e sua importância no processo revolucionário.

A autora defende uma educação científica que esteja plenamente a serviço dos trabalhadores do campo e da cidade, combinada com o trabalho produtivo, a fim de formar o ser humano integralmente. Mas para que isso seja possível é preciso romper com o imperialismo e as bases do capitalismo burocrático num avançado processo de Revolução de Nova Democracia ininterrupta ao socialismo.

A obra pode ser encontrada na loja do Jornal A Nova Democracia e está disponível para download no link.

Loja: https://loja.anovademocracia.com.br/imperialismo-e-educacao-do-campo/
PDF: http://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/serie-temas-em-educacao-escolar-n.19.pdf

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s