[SP] ExNEPe participa ativamente da VI Semana de Educação – Pedagogia: da prática à militância

IMG-20181024-WA0057

,Realizou-se, entre os dias 15 a 19 de outubro, a VI Semana de Educação – Pedagogia: da prática à militância, na Unifesp Guarulhos, sede do 39º ENEPe, na qual a ExNEPe participou de forma ativa do início ao fim.

Companheiros da Executiva Nacional estiveram na organização da Semana, juntamente com os demais estudantes de Pedagogia do campus, sugerindo debates, confeccionando camisetas, cuidando do sebo, fazendo monitorias, dentre outras tarefas.

Além disso, a ExNEPe propôs e encabeçou dois debates importantíssimos que aconteceram na Semana: no dia 17 uma mesa sobre BNCC e, no dia 19, uma conversa sobre Movimento Estudantil e a luta contra o fascismo.

IMG-20181024-WA0052

Na primeira mesa, que também contou com a presença de uma professora do próprio campus e de um professor da rede municipal de Guarulhos, a Executiva Nacional realizou uma vigorosa intervenção denunciando a criminosa BNCC e seus principais objetivos, como priorizar o ensino técnico em detrimento do científico; aprofundar a privatização do ensino público; reduzir o quadro de docentes; e desvincular estudantes e professores do espaço escolar, como tentativa de impedir a luta destes.

Durante a intervenção, foi colocado que além da BNCC há também outros projetos que representam graves ataques à autonomia pedagógica, como a Falsa Regulamentação da Profissão do Pedagogo. Após uma minuciosa explicação sobre esse vil projeto, foi contada com detalhes a Jornada de Lutas travada pela ExNEPe deixando claro que graças à combatividade dos estudantes é que foi possível barrar esse projeto e impor uma derrota aos inimigos da educação pública no nosso país.

Por fim, se fez um convite a todas e todos estudantes de pedagogia e professores que querem lutar a cerrarem fileiras junto à Executiva Nacional e transformar o chão das escolas e universidades em verdadeiras trincheiras de combate na defesa do ensino público, gratuito e de qualidade.

Já na roda de conversa sobre Movimento Estudantil e a luta contra o fascismo, realizada na sexta feira, os presentes ouviram como foi o vitorioso 38º ENEPe em União dos Palmares, que teve como tema central a intervenção militar no Rio de Janeiro e a defesa da gratuidade, autonomia e democracia nas universidades, deixando claro que o sucesso do Encontro foi garantido graças à independência, o classismo e a combatividade da ExNEPe.

Foi colocado também os graves ataques à autonomia universitária ocorridos recentemente, expressos em perseguições, exonerações, afastamentos e prisões arbitrárias de reitores, coordenadores, diretores, professores e estudantes.

Ressaltou-se que somente a luta pelo co-governo estudantil é capaz de defender de maneira combativa as nossas universidades dos ataques recentes e de garantir a gratuidade, autonomia e democracia, e que o 39º ENEPe, que será realizado no campus Guarulhos da Unifesp – onde ocorreu o debate – terá papel importantíssimo nessa luta pelo co-governo estudantil.

IMG-20181024-WA0053

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s