Congregação da Unifesp Guarulhos aprova 39º ENEPe!

enepe3No último dia 8 de Novembro, a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) e a Comissão Organizadora (C.O.) do 39º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe) apresentaram o projeto de realização do Encontro na reunião da Congregação (instância deliberativa máxima do campus Guarulhos). O objetivo da apresentação era obter a aprovação da realização do Encontro no campus – o que foi conquistado com êxito, por unanimidade – definindo data, valor das inscrições, e instalações a serem utilizadas.

A apresentação contou com a participação de membros da ExNEPe de todo o país, além de membros da C.O. e moradores do entorno da universidade. Foi ressaltado o alto nível de organização dos Encontros, que, realizados de forma independente, tem elevado nos últimos anos a politização e a discussão acadêmica a respeito da formação do pedagogo.

enepe2

Ademais, os Encontros historicamente possibilitam maior participação da comunidade do entorno da universidade nas discussões do campo da educação, o que foi ressaltado por um morador, que, entusiasmado com a realização do Encontro, aguarda ansiosamente a vinda dos futuros pedagogos de todo o país. Os professores, após aplaudir a fala do companheiro, declararam apoio irrestrito a proposta, ressaltando que será importantíssimo para discutir a situação da formação dos educadores e impulsionar o desenvolvimento local do campus do ponto de vista estrutural e da formação científica.

enepe4

O Tema do 39º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia será os “80 anos do curso de pedagogia: histórico e desafios da formação de educadores”, que baseia-se na comemoração dos 80 anos de curso no Brasil. O Encontro ocorrerá entre os dias 22 e 26 de julho de 2019 na UNIFESP Guarulhos. O objetivo geral é analisar a história do curso de Pedagogia em seus 80 anos de constituição, servindo para avançar no entendimento e formulação pela ExNEPe de um perfil de formação do pedagogo, que, nos últimos Encontros, tem apontado para uma formação unitária e classista.

Uma conquista importante dessa reunião foi a liberação do RU (Restaurante Universitário) para baratear o valor da alimentação. O valor inicial das inscrições será de R$ 110,00 para alojamento e alimentação. Em breve, divulgaremos o valor das inscrições locais, que, graças a conquista da liberação do R.U., facilitará a participação de estudantes do campus.

Desde já, a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia convida a todos e todas para participar desse que será mais um Vitorioso Encontro, que, possibilitando maiores discussões acadêmicas sobre o histórico e situação de nossa formação, impulsionará a politização, luta e organização dos estudantes de todo o país por uma educação pública, gratuita, democrática e a serviço do povo.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s