[RJ] Vitorioso 23 de Novembro mobiliza estudantes e professores contra a fascistização do Estado!

 

Roda de Conversa Ciências Sociais Coletivo Derrubando Muros

Como parte do Dia Nacional em Defesa do Ensino Público, Gratuito e Democrático convocado pela ExNEPe, estudantes e professores do Rio de Janeiro realizaram panfletagens, debates e oficinas de cartazes com claro posicionamento: “Contra a fascistização do Estado: Abaixo a condenação dos 23! Contra a BNCC e o Escola sem Partido.”

Na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), ocorreram distribuição de panfletos, passagens em turma e  oficinas de cartazes com os estudantes de pedagogia. Outros cursos também se mobilizaram, como as Ciências Sociais, que realizaram uma Roda de Conversa, e as Geociências, que fizeram debates em turmas de calouros com o tema da convocatória.

Nas salas de aula, a ExNEPe interviu ressaltando a importância deste tema na atual situação política, em que há um aumento da reacionarização do velho Estado, vinculando o processo contra os 23 ativistas com todos os ataques que tem sido feitos aos professores e estudantes, como a BNCC e o Escola sem Partido.

Além disso, também houveram falas importantes sobre as perspectivas de organização da luta dos estudantes e a necessidade de combater a estes ataques com mais audácia e mobilização em todas as escolas e universidades do país. Por fim, a ExNEPe convocou todos a atenderem a este chamado e seguirem firmes, barrando todas as medidas contra a Educação e o nosso povo.

Faixa 12 andar (Pedagogia)

Na Universidade Federal Fluminense (UFF), ocorreram panfletagens, oficina de cartazes, rodas de conversa nas salas de aula, contando com a presença de alunos e professores ao longo do dia.

Os alunos falaram sobre o Escola sem Partido e a criminalização dos movimentos populares, colocando que essas medidas reacionárias já estão afetando a Universidade. Os acontecimentos recentes comprovam: ataques à autonomia universitária com a invasão de universidades e perseguição a diretores e reitores. Foi apontado aos estudantes o caminho da luta combativa e classista, e a importância de nos organizarmos para tornar nossas Universidades trincheiras de luta!

IMG_20181123_125319306 - Copiar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s