[PR]Vitoriosa 1ª Jornada de Pedagogia da UFFS!

2018-11-29 at 11.32.56

A 1ª Jornada de Pedagogia realizada na UFFS Laranjeiras do Sul se encerrou com muita combatividade. Contando com a presença da professora Marilsa Miranda, a palestra do último dia se iniciou com o poema de Patativa do Assaré “O Operário e o Agregado”, citado pelas representantes do C.A. de Pedagogia Anita Garibaldi. Em seguida, os estudantes e professores presentes no evento cantaram A Internacional, e logo após, a Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia fez uma fala em defesa de uma educação que sirva ao povo e contra a precarização e privatização das universidades públicas, saudando o evento e destacando a importância da celebração dos 200 anos de Karl Marx para os futuros professores e pedagogos.

Durante a palestra da professora Marilsa, foi explicitado os conceitos de capitalismo burocrático, semifeudalidade e semicolonialidade, e como o imperialismo, principalmente norte americano, impõe suas medidas nos países subjugados, como no Brasil, dando ênfase no âmbito educacional.

Durante o intervalo, a atividade cultural da 1a Jornada de Pedagogia foi voltada para a cultura popular, com os estudantes cantando “Aroeira” de Geraldo Vandré. Os estudantes de pedagogia também organizaram um coro para cantar a música “Meu Paraná”, que foi apresentada em julho pela delegação paranaense do 38° ENEPE.

No último momento da palestra, a professora Marilsa abordou o bicentenário de Karl Marx, enfatizando a importância da defesa da ideologia do proletariado e como o marxismo deve ser estudado e aplicado na prática, combatendo as ideologias burguesas, como a pós modernidade presente nas universidades, as ideias divinas que tentam explicar os problemas sociais, e a educação ambiental, voltadas para a culpabilização do indivíduo e desmantelamento da consciência de classe. A professora também explicou através do materialismo histórico dialético, como as lutas do povo se desenvolvem na sociedade de classes, destacando que a luta pela destruição deste velho e apodrecido modo de produção deve ser de forma combativa, indicando um caminho revolucionário para os estudantes.

No encerramento, foi citada uma carta da filha de Karl Marx, para relembrar seu enorme legado como militante do povo e atual pensador da ciência do proletariado.

VIVA a 1ª Jornada de Pedagogia!

VIVA os 200 anos de Karl Marx!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s