Censo Escolar 2018: educação básica perde 1,3 milhão de matrículas desde 2014

Com informações de UOL e G1.globo.com

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira, 31 de janeiro, as estatísticas do Censo Escolar 2018. O estudo leva em consideração as redes pública e particular de ensino. Os dados apontam uma queda de 7,1%, o que representa 1,3 milhão menos matrículas da educação básica,  em cinco anos.

comparativo_matriculas_educacao_basica

Todos os níveis de ensino têm decrescido em matrículas, exceto a educação infantil, que teve um aumento 11,1% durante o período. Para a presidente-executiva do Todos Pela Educação, diagnostica a queda: “Os países que avançam em qualidade do ensino, em aprendizagem, as crianças ficam muito mais na escola. E aqui no Brasil, a criança fica apenas meio período. Então, a gente precisa avançar nesse caminho do tempo integral sem dúvida nenhuma”. A título de curiosidade, o órgão é financiado pelo Grupo Pão de Açúcar, Fundação Itaú-Social, Fundação Bradesco, Instituto Gerdau, Grupo Gerdau, Fundação Roberto Marinho, Fundação Educar-DPaschoal, Instituto Itaú Cultural, Faça Parte-Instituto Brasil Voluntário, Instituto Ayrton Senna, Cia. Suzano, Banco ABN-Real, Banco Santander, Instituto Ethos, entre outros (fonte: SAVIANI).

O declínio e a falência da educação pública é resultado direto da política de sucateamento dos sucessivos governos dos últimos 15 anos, demonstrado aqui como a diminuição na taxa de matrícula, mas também como alta na taxa de evasão, pois mais de 900 mil adolescentes de 15 a 17 anos estão fora da escola e não concluíram o ensino médio.

Esse problema não será resolvido com a extensão do tempo em sala de aula ou ensino integral, este antes virá como uma farsa para manter o ensino precarizado e prosseguir para a privatização. Entretanto, isso não ficará sem resposta. A ExNEPe conclama a todos os interessados na defesa da educação pública e a serviço do povo a partirem para a luta, num movimento estudantil unido pela independência e combatividade!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s