Para ministro da Educação, universidades devem ser reservadas para ‘elite intelectual’

Com informações de Diário do Pará.

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, defendeu em entrevista ao jornal Valor Econômico, a ampliação dos cursos técnicos profissionalizantes como uma forma de garantir a rápida inserção dos jovens no mercado de trabalho. Segundo ele, “a ideia de universidade para todos não existe”.

Vélez diz que o Ministério da Educação estuda alterar pontos da reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada durante a gestão de Michel Temer, mas a oferta dos cursos técnicos deve ser mantida. Ele ressaltou que busca um modelo parecido ao de países como a Alemanha.

Ainda de acordo com o ministro, não faz sentido um advogado estudar anos para trabalhar como motorista de Uber. “Nada contra o Uber, mas esse cidadão poderia ter evitado perder seis anos estudando legislação — afirmou Vélez, que defende um modelo parecido ao da Alemanha, onde alunos com melhor desempenho são preparados para o acesso ao Ensino Superior e os demais, para as profissões mais técnicas”.

“As universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual, que não é a mesma elite econômica [do país]”, diz o Ministro. Uma defesa clara da política postulada pelo Banco Mundial para o Brasil, um ensino público tecnicista e desprovido de conteúdo científico, e aumentar ainda mais o abismo que existe entre a escola pública e a privada, em que os alunos da primeira são destinados a se tornarem mão-de-obra barata para as multinacionais e os alunos da segunda vão para o ensino superior.

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Para ministro da Educação, universidades devem ser reservadas para ‘elite intelectual’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s