[DF]Estudantes lutam contra o fim do passe livre estudantil

Reproduzido de A Nova Democracia.

O ano mal começou e os estudantes do Planalto Central já foram afrontados pelo novo gerente estadual, Ibaneis Rocha (MDB), que criou um Projeto de Lei que visa acabar com o passe livre estudantil no transporte público do Distrito Federal.

Brasília é uma das poucas capitais do Brasil que dispõe desse direito, conquistado após muita luta dos estudantes nos anos 2000. O passe livre é válido para todos os estudantes do Distrito Federal, desde o ensino básico até a formação universitária, sejam eles da rede pública ou privada.

Como resposta, o Movimento Passe Livre (MPL), juntamente com outros coletivos e movimentos populares, realizaram um ato na rodoviária do Plano Piloto, no dia 30 de janeiro, denunciando o interesse de Ibaneis Rocha em acabar com esse direito básico e chamando a população para compor as assembleias para tomada de decisão das próximas ações a serem realizadas.

Diante da rápida resposta dos estudantes e de diversas manifestações de insatisfação postadas na página oficial do governo nas “redes sociais”, Ibaneis recuou no envio desse famigerado Projeto de Lei à Câmara Legislativa, mas mantém seu propósito de reduzir o acesso a esse direito apenas para os alunos de baixa renda da rede pública.

Os estudantes, por outro lado, não recuaram e prosseguiram com sua mobilização. Durante ato realizado no último dia 9 de fevereiro, em frente à Câmara Legislativa do DF, eles pressionaram a protocolização de um Projeto de Lei que, ao contrário do que prevê os interesses do governador, expande e facilita o acesso ao passe livre estudantil.

Conforme foi decidido nas assembleias organizadas pelo MPL, novos atos estão marcados para os próximos dias. Essa situação faz jus a conhecida palavra de ordem que diz que: Quem não pode com a formiga, não atiça o formigueiro. Os estudantes do DF muito se orgulham de seu histórico de luta para garantir o passe livre estudantil, e estarão sempre dispostos a enfrentar ferrenhos combates para mantê-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s