Vitoriosa reunião da ExNEPe define próximas lutas da entidade!

A ExNEPe realizou, no último dia 17, uma reunião com o objetivo de discutir o Dia do Estudante Combatente, o 23º FoNEPe, o 39º ENEPe e as principais lutas a serem travadas pela entidade.

Foi aprovado que no Dia do Estudante Combatente (28/03) a ExNEPe fará em escolas e universidades debates sobre o nefasto projeto da BNC da Formação Docente, este pacotaço do Governo Federal que representa essencialmente mais uma tentativa de acelerar a privatização do ensino público do nosso país, a mando do Banco Mundial. Levar este debate aos estudantes, professores, diretores e profissionais da educação é imprescindível para que possamos nos organizar na luta contra mais este ataque à nossa educação pública.

Em relação ao 23º FoNEPe, a discussão mais importante girou em torno da proposta de alteração da sede do evento: de Juazeiro/BA para Brumadinho/MG. A ExNEPe entende que a realização do seu 23º Fórum nesta cidade representa mais uma afirmação do seu caráter classista. Teremos a oportunidade de novamente romper os muros das universidades e nos ligarmos à luta do nosso povo, defendendo as famílias atingidas pelo rompimento da barragem e denunciando o crime cometido pela Vale contra as massas e a nação.

Neste ponto, vale destacar que os companheiros de Juazeiro/BA enviaram uma carta em apoio à proposta da sede em Brumadinho/MG. Ao fim da matéria, reproduzimos nota completa.

Além da mudança da sede, foi também aprovada a programação do 23º FoNEPe que, ademais de discutir o problema da mineração no Brasil, expressão da semifeudalidade do nosso país, também irá discutir profundamente os projetos privatistas na educação e a contrareforma da Previdência, maior ataque aos direitos dos trabalhadores dos últimos anos, como forma de impulsionar a luta pela deflagração da Greve Geral de Resistência Nacional.

As metas de mobilização para o 23º FoNEPe e o 39º ENEPe também foram aprovadas na reunião, animando os participantes para que uma grande mobilização seja feita em todos os cantos do Brasil.

Por fim, foi definida a programação do 39º ENEPe, que será realizado em Guarulhos/SP, destacando o caráter científico do encontro, com discussões importantíssimas acerca da história da Pedagogia no Brasil e dos desafios para uma formação docente que esteja a serviço das lutas do nosso povo.

Ao final da vitoriosa reunião, os presentes ressaltaram a importância de travarmos uma dura luta por garantir a realização de todos nossos planos em alto nível, como forma de elevar nossa politização, organização e combatividade, para que possamos mais do que nunca manter levantada a bandeira da defesa de um ensino público, gratuito, democrático, autônomo e a serviço do povo.

 

Segue abaixo carta dos companheiros de Juazeiro/BA:

 

Nota de apoio à Proposta de sede para o FoNEPe em Brumadinho/MG

Gostaríamos de expressar nossa satisfação ao saber que os companheiros de Minas Gerais propuseram organizar o próximo Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia, na cidade de Brumadinho/MG.

O crime cometido pela Vale contra o povo e a nação nessa cidade, expressa nossa condição de país subjugado econômica, política e culturalmente. Seja com o controle de nossas riquezas naturais, como acontece com a Vale e outras gigantes da mineração, seja na Educação, onde grandes corporações estrangeiras controlam o conteúdo do que deve ou não ser ensinado em sala de aula.

Entendemos que nesse momento é urgente unirmos estudantes e trabalhadores em defesa de nossos direitos pisoteados e na denúncia de crimes covardes como esse.

Nós que propusemos a sede em Juazeiro/BA, entendemos a importância e estamos de pleno acordo com a construção do FoNEPe em Brumadinho.

Nesse sentido o FoNEPe em Brumadinho servirá de grande impulsionador na formação política dos estudantes de pedagogia e no fortalecimento da necessária unidade entre estudantes e trabalhadores, derrubando assim os muros da universidade.

Comissão Organizadora de Juazeiro/BA

Juazeiro, 17 de março de 2019

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s