[RJ]Vigorosa panfletagem na UERJ celebra o Dia 28/03

O dia 28 de março foi um dia de mobilização no curso pedagogia na UERJ. Durante o dia inteiro estudantes organizaram atividades para debater a importância desse dia para o movimento estudantil e para a história do Brasil.

Logo de manhã, houve uma grande panfletagem pelos corredores da universidade e passagens em sala. Os panfletos contavam a história desse dia, o grande enfrentamento dos secundaristas em defesa do restaurante estudantil contra a polícia, que decorreu na morte de Edson Luís.

Ainda às 10 e meia, ocorria a assembleia do curso de pedagogia, puxada pelo centro acadêmico. Embora a pauta em discussão fosse o estatuto, as estudantes pediram a palavra para expor o quão importante é esse dia nacional de mobilização e lutas. Ressaltaram o papel que os estudantes têm na defesa dos seus direitos e da educação, e que hoje se faz extremamente necessária em virtude aos atuais ataques que temos sofrido. Não há como barrar as contra-reformas do governo como a Base Nacional Comum de Formação Docente ou ainda a criminosa Reforma da Previdência sem uma luta independente e combativa dos estudantes e professores, que não devem se ver intimidados pela repressão, mas encorajados em se manter firmes na linha de frente da luta em defesa dos nossos direitos mais básicos.

rio 1b

No período noturno, foram feitas oficinas de cartazes com as consignas que foram debatidas durantes as atividades do dia, como “Abaixo a ‘Reforma’ da Previdência”, “Abaixo a BNCC e Reforma do Ensino Médio”, além de denunciar o caráter de classe do Estado em reprimir protestos contra esses ataques ao povo, como ocorreu com o assassinato do Edson Luís.

Também houve panfletagens e passagens em sala nas turmas do noturno, em que as estudantes tiveram uma ótima recepção dos alunos, propiciando para aprofundar as discussões em pauta. Com a montagem de uma banquinha no corredor, aumentou ainda mais a propaganda das atividades para o dia. Lá, elas recebiam alunos curiosos com os cartazes colados para universidade, que vinham conversar sobre o tema e pedir os materiais de estudo.

281b

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s