[SP]É Formada a C.O. do 39º ENEPe no Dia do Estudante Combatente!

Estudantes da Unifesp, sede do 39º ENEPe, celebraram nessa quinta-feira o Dia do Estudante Combatente, evento organizado pela Executiva Nacional.

Durante toda a semana houve mobilização com passagem em salas, convocando os estudantes de licenciatura para participarem da Comissão Organizadora do Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. A Executiva era recebida com aprovação tanto dos estudantes quanto dos professores e ao final, houveram dezenas de nomes de interessados em construir o evento. E nesse dia 28 foi realizada a reunião de conformação da C.O. Cerca de 40 estudantes se encontraram para participar da reunião, sentando no chão ou ficando de pé quando acabaram os assentos.

Durante o evento, o representante da ExNEPe discutiu os principais temas abordados da situação política do Brasil. Utilizando-se do último Boletim de Estudos da ExNEPe, abordou sobre um dos maiores ataques a pedagogia dos últimos anos, a Base Nacional Comum de Formação dos Professores. Um projeto aos moldes do Banco Mundial que reúne várias contra-reformas anteriores que os gerentes de turno não conseguiram aprovar. Como a ‘Nova’ Residência Pedagógica e o ENADE obrigatório para exercer a profissão, que são verdadeiro engodo que visa esvaziar os cursos de seu conteúdo científico e torná-los pragmatistas, e ainda obrigar jovens estudantes ainda em formação a trabalhar de graça para cobrir a falta de professores nas escolas públicas. E também a reformulação do currículo de formação docente, abrangendo todas os cursos de pedagogia e licenciatura, sejam em faculdades privadas ou universidades públicas, que é um grave ataque a autonomia universitária.

Ainda foi denunciado o crime premeditado pela mineradora Vale em Brumadinho. É a repetição dos acontecimentos que destruíram Mariana, seus habitantes e seus estragos ambientais. Isso demonstra o papel que mineradoras têm em nosso país, extrair nossas riquezas e vender a preço de banana para as potências exteriores. Sem fiscalização, sem segurança, eles querem apenas roubar tudo da nação o mais rápido possível e o que acontecer com o povo pouco importa. Com estimativas de mais 300 pessoas mortas, segundo os dados oficiais e de familiares, Vale é uma verdadeira assassina do nosso povo!

IMG_20190328_183517279

Foi discutido também o papel que a ExNEPe tem assumido como vanguarda do Movimento Estudantil atualmente, travando sucessivas lutas contra os ataques a educação e a pedagogia. E logo depois, conformada a Comissão Organizadora, os estudantes começaram a se dividir em funções, criando Grupos de Trabalho, para responder as demandas logísticas, as questões de divulgação do ENEPe e uma comissão científica.

Todos os estudantes logo se candidataram a comissão que desejavam, e alguns, entusiasmados em contribuir com a organização, entram em até duas ou três comissões. No final, todos foram convocados a comparecer a uma reunião na reitoria no dia seguinte para solicitar apoio financeiro para o transporte rumo ao 23º FoNEPe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s