[PR] Estudantes ocupam campus da UNESPAR em Paranavaí!

Na terça- feira, dia 2 de abril, estudantes da Universidade Federal do Paraná- Campus Paranavaí, ocuparam o espaço da universidade, exercendo seu direito legítimo de greve conquistado na segunda- feira, 1 de abril.

O campus já possui um histórico de conflitos contra o Estado que insiste em mover seu projeto anti- pátria de sucateamento dentro da educação universitária, contando com greves em 2015 e 2016 pela contratação de professores e contra a reforma do ensino médio e da previdência.

Screenshot_2019-04-02-14-29-14

Atualmente, o campus carece tanto de professores concursados, quanto de administradores, já que por estar dentro do sistema meta- 4 Paraná, a universidade em todo o estado perdeu sua autonomia e necessita da autorização de um estado servil e anti-povo para criar e manter condições de permanência para os estudantes, o que se provou mais uma vez insustentável.

Screenshot_2019-04-02-14-28-20

Em vista das dificuldades sofridas quanto a infraestrutura (já que a verba não chega) e a carência de professores, os estudantes organizados decidiram no dia 25/03/2019 pela paralisação das aulas no dia 28 e 29 de março, deixando claro que se o governo do Estado não nos atendesse estaríamos em greve a partir de segunda-feira, 1 de abril. Aprovaram também uma programação de luta para toda a semana:

  • quarta-feira (27): ato em frente ao prédio administrativo da faculdade com a participação de todos os colegiados;
  • quinta-feira (28): roda de conversa sobre autonomia universitária;
  • sexta- feira (29): Elaboração de uma carta com nossas reivindicações para o governo estadual;
  • Sábado (30): manifestação no centro da cidade;
Screenshot_2019-04-02-14-27-55

O governo respondeu concedendo 8.560 horas, o que a administração aponta como insuficiente para o campus. E essas horas concedidas são para professores contratados(PSS), estes que sequer podem atuar em 2 das 3 dimensões da universidade, sendo: extensão, ensino e pesquisa. Visto isso, os alunos se reuniram na segunda feira, 1 de março, e por maioria aprovaram a greve e ocupação do campus.

A ExNEPe saúda os estudantes da UNESPAR pelo exemplo de combatividade na luta contra o sucateamento e a privatização das universidades!

Screenshot_2019-04-02-14-28-00 (1)
WhatsApp Image 2019-04-03 at 11.57.42
Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s