[GO]Estudantes realizam vitorioso Pré-ENEPe na UEG Campus – Luziânia!

Ocorreu nesta quinta-feira, 02/05, o Pré-ENEPe, evento que tem como objetivo trazer as discussões que foram feitas no FoNEPe (Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia) e prepará-los para os debates do ENEPe (Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia).

A palestrante convidada foi Cátia Farago, representando o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE). O Pré-ENEPe contou com a presença de mais de 40 estudantes, dos primeiros e últimos períodos de Pedagogia, e do primeiro período de Administração.

O Pré-ENEPe teve como tema “Lutar contra a reforma da previdência e privatização das universidades”. A palestrante destrinchou a propaganda mentirosa da necessidade da “reforma” da Previdência, declarando que era na verdade a reforma da seguridade social. Destacou como o Estado sempre teve lucros exorbitantes, e na verdade esses lucros eram remetidos para organismos internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial, órgãos de controle de potências estrangeiras, principalmente os Estados Unidos. Ainda defendeu a necessidade da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, como necessidade para combater a reforma da Previdência.

Boa

Os estudantes denunciaram o processo de sucateamento da Universidade Estadual de Goiás, que teve mais de 100 milhões de corte orçamentário para 2019, além de agora estar com um interventor do governo estadual no Conselho Superior Universitário, instância máxima de decisão da universidade, que significa um claro atentado à parca autonomia universitária em nosso país.

A palestrante denunciou o corte de 30% feito pelo MEC nas universidades federais, demonstrando que esse corte é apenas para aumentar a soma de dinheiro pagos para amortização da dívida.

WhatsApp Image 2019-05-02 at 23.46.52

No debate, os estudantes ainda denunciaram o roubo das riquezas minerais no Brasil, denunciando o crime da Vale em Brumadinho, e condenando a subjugação do Estado às potências estrangeiras, principalmente dos Estados Unidos. Foi colocado que no Brasil apenas se extrai nióbio a preço de banana, mas os produtos finalizados são apenas montados, já que quem produz, e pensa, são as potências estrangeiras, inclusive com pesquisadores do nosso país, o que alguns chamam do fenômeno “fuga de cérebros”.

O papel do monopólio de imprensa foi denunciado, em não colocar os dados de fato, disseminando mentiras e tentando apelar para opinião pública favorável às reformas.

WhatsApp Image 2019-05-02 at 23.46.53

O pré-ENEPe foi muito vitorioso, e os estudantes conclamaram todos a se organizarem nas chapas concorrentes ao Diretório Acadêmico Honestino Guimarães da UEG – Campus Luziânia, como forma primeira de combaterem as contrarreformas do governo anti-povo e obscurantista de Bolsonaro, tutelado pelo Alto Comando das Forças Armadas, para potencializarem a mobilização e politização do povo, particularmente das mulheres, que serão seriamente afetadas pela reforma, e têm dupla jornada de trabalho, além do trabalho doméstico, que é trabalho invisível e sem reconhecimento social, e além de barrar as contrarreformas, impedir o fechamento da universidade!

VIVA A LUTA CLASSISTA, COMBATIVA E INDEPENDENTE!

ABAIXO AS CONTRARREFORMAS DA PREVIDÊNCIA E TRABALHISTAS!

PELA GREVE GERAL DE RESISTÊNCIA NACIONAL!

WhatsApp Image 2019-05-01 at 20.32.55

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s