No dia 2 de Maio na UNEB em Juazeiro, ocorreu o primeiro pré-ENEPe de preparação da delegação do 39º Encontro Nacional. O tema debatido foi a privatização da previdência social e das universidades públicas.
A atividade foi definida como parte do cronograma do comando de greve unificado de professores e estudantes, e contou com a participação do professor Luis Eduardo Nascimento, da ExNEPe. Na mesa foi discutida a necessidade de se levantar uma grande Greve Geral de Resistência Nacional para defender os direitos do povo e a soberania do país.
As universidades estaduais da Bahia já estão em greve desde o dia 9 de Abril e seguem pressionando o governo Rui Costa/PT, que vem aplicando o ajuste fiscal do Banco Mundial sobre a educação na Bahia, enquanto garante os lucros dos monopólios, do latifúndio, e a ampliação da repressão no estado, não devendo em nada para o governo militar do Bolsonaro.
O governo já cortou o salário dos professores grevistas com medo do crescente apoio que o movimento tem conquistado.
No próximo dia 7 haverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia e uma manifestação.
A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia tem levantado a bandeira de que é necessário ocupar todas as escolas e universidades para barrar a privatização.