[DF]Ato no RU da UnB defende autonomia universitária

Com informações de Correio Brasiliense

Estudantes e trabalhadores da Universidade de Brasília (UnB) organizam ato em defesa da autonomia universitária e da educação pública nesta quinta-feira (2), às 12h, no Restaurante Universitário (RU).

A mobilização contou com apoio da AdUnB (Associação dos Docentes da Universidade de Brasília) e do Sintfub (Sindicato dos Servidores Técnico Administrativo da Fundação Universidade de Brasília) e vem em resposta à promessa do Ministério da Educação (MEC) de cortar verbas das universidades federais.

O conselho da AdUnB se reunirá na sexta-feira (3) para debater providências frente ao bloqueio orçamentário. Uma assembleia geral em 9 de maio também deve avaliar o assunto. O Sintfub tem assembleia geral marcada para esta sexta-feira (3).

Mobilização foi marcada após afirmações do ministro da Educação sobre cortes nas universidades federais, anunciado no último dia 30. Segundo Weintraub, a retalhação foi motivada para todas as instituições de ensino superior porque, diz ele, as universidades que, “em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”.

O ministro, olavete declarado e ultraliberal, diz se preocupar antes de tudo com o contribuinte, que não quer seu dinheiro sendo gasto com “balbúrdias”. Utiliza dos argumentos como esse para tentar justificar um dos maiores ataques a autonomia da história, que pode causar o fechamento de centenas de universidades.

Mas não ficará sem resposta, na verdade, não fará mais que atiçar ainda mais a irá do povo, e os estudantes, professores e funcionários em breve irão se unir a greve geral que nos aguarda com o estouro de greves e ocupações por todo o Brasil. Tomando as universidades para si e desafiando os governantes com seus projetos privatistas e entreguistas!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s