Na quinta-feira última (09/11) ocorreu uma assembleia geral de estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém, contando em media com 300 presentes. Os alunos reuniram-se para discutir o posicionamento do movimento estudantil frente aos cortes de 30% nos Institutos e Universidades Federais deliberada pelo governo arqui-reacionário de Bolsonaro.
A Exnepe esteve presente onde fez uma panfletagem com a “Carta de Brumadinho” e interveio em defesa da democracia universitária, do co-governo estudantil, da liberdade de cátedra e por um movimento estudantil classista e independente, desmascarando os verdadeiros interesses da atual gestão do Estado e suas políticas de subjugação nacional.
Os estudantes decidiram por unanimidade participarem em um bloco concentrado do IF da Paralisação Nacional que irá acontecer em Belém no dia 15/05. Além de uma pré-confecção de cartazes para o dia do Ato.
Por fim, os estudantes saíram em marcha bastante combativa pelos corredores do Instituto conclamando para que mais alunos e servidores somassem a luta, entoando gritos de “TIRA A MÃO DO MEU IF!” e “EU TO EM LUTA PELA EDUCAÇÃO, EU QUERO FORA BOLSONARO E O MOURÃO!”, saindo do Instituto e fechando a Avenida Almirante Barroso em protesto.