[PR] Estudantes de Pedagogia realizam semana de paralisação/politização!

Estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná deflagraram, na quarta-feira (08/05), uma semana de paralisação apoiada pela ampla maioria do corpo estudantil, buscando melhorar sua formação política e participar ativamente na construção da Greve Geral na Educação do dia 15/05.

WhatsApp Image 2019-05-19 at 23.42.02

Os estudantes promoveram, através do Comando de Mobilização, um calendário de atividades de politização em resposta ao corte de verbas de 30% anunciado pelo MEC/Banco Mundial para as instituições federais de ensino superior e técnico e também construíram espaços para discutir o movimento estudantil, a privatização do ensino público, a autonomia e a democracia nas universidades com participação da ExNEPe, de estudantes, de professores e de outas organizações.

WhatsApp Image 2019-05-19 at 23.41.22

Em assembléia , os representantes da EXNEPe defenderam a greve de ocupação com o co-governo estudantil como o mais poderoso instrumento de luta capaz de barrar essas nefastas politicas impostas pelos inimigos do povo e a necessidade de retomarmos o caminho classista, combativo e independente no movimento estudantil de Pedagogia na UFPR, buscando apoiar e construir a Greve Geral de Resistência Nacional. Foram citado exemplos históricos do movimento estudantil como a greve da UNIR de 2011, ocupação do Bandejão da UERJ, ocupações secundaristas de 2016 e a recente greve dos caminhoneiros.

Muitos estudantes demonstraram posições extremamente combativas, colocando que era necessário construir uma greve ativa e não de “pijama”, ressaltando a necessidade de se articular com outros cursos e com a comunidade externa e se colocando na linha de frente do movimento estudantil. Durante a assembleia, a ExNEPe realizou uma grande panfletagem do seu boletim para impulsionar a mobilização, a politização e a organização das massas estudantis em torno de uma linha política correspondente a nossa realidade.

No primeiro dia de atividades (08/05), o coletivo de pedagogia “Lutar e Educar sem temer” organizou uma vitoriosa manifestação que teve mais de cinco mil pessoas presentes nas ruas de Curitiba em defesa do ensino público. Os estudantes de Pedagogia, junto da ExNEPe, ergueram com muito fervor a bandeira em defesa da educação científica e mostraram intensa disposição na segurança do ato, demarcando sua posição combativa e colocando suas palavras de ordem!

WhatsApp Image 2019-05-19 at 23.41.18

Durante a semana de paralisação, os estudantes mostraram que possuem gigantesca força para enfrentar com unhas e dentes as politicas grotescas desse velho Estado, demonstrando grande disposição para se articular em torno de um novo movimento estudantil e de impulsionar heroicas lutas que não tardam a chegar… Aos maiores inimigos da educação gratuita, democrática, autônoma e que sirva ao povo, diremos com ênfase: que seja bem-vinda a tempestade!

60633374_2649355421761147_7281923622220857344_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s