[PE]DIA NACIONAL DE GREVE NA EDUCAÇÃO EM PETROLINA

Em Assembleia Geral dos Estudantes, no dia 08 de maio, foi formado o Comando de Luta Estudantil da UPE campus Petrolina. Discutiu-se também a problemática dos cortes e contingenciamentos nas universidades federais mostrando que esses ataques já são realidade da UPE que vem sofrendo cortes anuais chegando, hoje, a ter seu orçamento reduzido em 54%.

IMG-20190515-WA0006

A participação no dia nacional de Greve Geral da Educação foi aprovada pela assembleia dos estudantes que decidiram mobilizar toda a comunidade acadêmica. Com o apoio dos alunos e professores, o Comando Estudantil, organizou uma faixa com a consigna: Contra o fechamento da UPE Petrolina! Não voltaremos a pagar mensalidades!

As 8h30min o bambuzinho já contava com estudantes da UPE de cartazes nas mãos e organizando o bloco que seria o mais expressivo da manifestação. Nosso bloco teve papel destacado na concentração, percurso e finalização da manifestação.

IMG-20190515-WA0124

Durante o ato, o Comando Estudantil fez intervenção denunciando que os criminosos cortes efetuados pelo governo na educação constituem-se mera chantagem para aprovar a reforma da previdência.

O Comando, ainda destacou, que unificar com os trabalhadores dos demais setores de todo o país para construir uma grande Greve Geral de Resistência Nacional e, com isso, barrar o desmonte da previdência e revogar a reforma trabalhista é o principal caminho de luta que irá garantir uma educação que efetivamente servirá a classe trabalhadora.

IMG-20190516-WA0071

No início da manifestação o nosso bloco foi tomando corpo com estudantes e professores da UPE, IF Sertão, UNIVASF e secundaristas que chamavam atenção pela combatividade. Foram distribuídos 4000 panfletos sobre a situação da UPE Petrolina, a guerra no campo pregada por Bolsonaro e os 10 motivos para defender a Greve Geral no Brasil. Ao chegar a prefeitura a organização do ato finalizou a manifestação, mas os estudantes da UPE, somados aos demais presentes, chamaram a formação de um novo bloco entoando em uníssono a consigna: Ocupar a ponte! O que foi prontamente atendido pela massa dos manifestantes.

FB_IMG_15579474556129135

Professores e estudantes, mostrando um considerável nível de organização, necessário para aquele momento, provaram ter capacidade para DEFENDER COM UNHAS E DENTES A NOSSA EDUCACÃO PÚBLICA. Aconteceu, na ponte Presidente Dutra, o encontro com os estudantes e professores de Juazeiro que seguiam denunciando o governo baiano de Rui Costa (PT) e os cortes nas universidades do estado da Bahia com expressivos cartazes que diziam: RUI COSTA É O BOLSONARO DA BAHIA! Assim como os estudantes e professores da Bahia, nós dizemos: PAULO CAMARA É O PAULO GUEDES DE PERNAMBUCO! TODOS ELES SÃO A FAVOR DO MESMO PROJETO DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA!

Diante da vitoriosa participação da UPE na manifestação, o Comando de Luta Estudantil, conformado por estudantes de cursos de licenciatura e saúde da UPE em Petrolina, traz saudações vigorosas a todos os que representaram de forma destacada a defesa da nossa universidade nas ruas de Petrolina. Portanto, para seguirmos levantando bem alto a bandeira de uma universidade pública, gratuita e a serviço do povo convocamos todos os estudantes, professores e trabalhadores da UPE para participar do 2º DIA DE GREVE GERAL DA EDUCACÃO PÚBLICA que ocorrerá no dia 30 de maio.

CONTRA O FECHAMENTO DA UPE!
CONTRA O DESMONTE DA PREVIDÊNCIA!
ABAIXO A PRIVATIZACÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS!
NUNCA VOLTAREMOS A PAGAR MENSALIDADES!

IMG-20190515-WA0071

IMG-20190516-WA0107

IMG-20190515-WA0069

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s