RONDÔNIA: MILHARES MARCHAM CONTRA O FIM DA APOSENTADORIA E CORTES DA EDUCAÇÃO

Diversas cidades de Rondônia registram protestos no 14J: Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.

WhatsApp Image 2019-06-14 at 14.46.37

PORTO VELHO

O 14 de junho em Porto Velho/RO foi mais um dia de luta de trabalhadores e estudantes. O ato teve início com concentração às 08h na praça das 3 caixas d’água. Desta vez a centralidade do protesto foi para denunciar o assalto à previdência pública capitaneada pelo gerente Bolsonaro. A massividade da manifestação foi dada por trabalhadores em educação da rede pública estadual, municipal e da rede federal. Um bloco combativo formado por estudantes e docentes denunciava a tentativa do gerenciamento de turno de acabar com a educação pública e sua estratégia de privatização. O manifesto reuniu bancários (que paralisaram suas atividades), servidores públicos federais, funcionários da Fundação Osvaldo Cruz e outras categorias. Cerca de 70% das escolas públicas da rede estadual em Porto Velho, paralisaram suas atividades. Organizações camponesas, como o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens, também participaram do ato, em Porto Velho. A Juventude combatente denunciou em uma faixa: “NEM BOLSONARO, NEM MOURÃO, NEM CONGRESSO DE CORRUPTOS! FORA FORÇAS ARMADAS REACIONÁRIAS!”. Na UNIR 80% dos cursos interrompeu suas aulas. Inúmeros departamentos aprovaram em seus colegiados a greve e diversos centros acadêmicos aprovaram a paralisação em assembleias, boicotando as aulas de docentes contrários ao protesto.

WhatsApp Image 2019-06-14 at 14.44.12

Ativistas do MOCLATE (Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação) interviram na manifestação conclamando a necessidade de construção de uma ampla greve geral de resistência nacional em todo o país. Uma dirigente da ASFOC-SN, denunciou o ataque à ciência e tecnologia e a necessidade de se ligar às massas trabalhadoras mais pobres das periferias das grandes cidades. Professores e estudantes da UNIR levaram uma grande faixa produzida pelo Curso de Artes com a frase “UNIR CONTRA A DESTRUIÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA”, uma resposta aos setores mais atrasados da universidade que defendiam que a luta da educação deveria ser desvinculada das demais categorias que se mobilizavam contra o assalto à previdência. Alguns ativistas do Levante Popular da Juventude, do DCE/UNIR e do PT, levaram faixas e cartazes defendendo a liberdade de Lula, ação que recebeu críticas e teve repercussão negativa entre os setores mais combativos, como trabalhadores em educação, estudantes, bancários e demais servidores.

Em outro protesto em Porto Velho, por volta das 07h da manhã um grupo de manifestantes fez barricadas e ateou fogo em pneus na BR 364, sentido Rio Branco/AC, em um ponto próximo à entrada da Hidrelétrica de Santo Antônio e da UNIR. Segundo o site TUDORONDONIA, “Os policiais enfrentaram uma enorme fila de veículos até chegar no local devido ao fogo no meio da rodovia”.

WhatsApp-Image-2019-06-14-at-07.39.05-450x600

INTERIOR DE RONDÔNIA

Em Rolim, trabalhadores em educação da rede pública municipal, estadual e federal realizaram protesto unificado, que contou com a participação de camponeses, bancários e outras categorias. Em Vilhena, segundo o site FOLHADOSULONLINE, o ato teve início na Praça Nossa Senhora Aparecida, seguiu pela avenida Major Amarante até a rua Ricardo Franco, passou pela avenida Liberdade e voltou ao ponto de partida. O movimento contou com a participação do SINTERO, SINASEFE, SINDSUL, SINPROF e estudantes da UNIR. Em Ji-Paraná, o ato concentrou-se no campus da UNIR, onde estudantes indígenas lideraram o trancamento dos portões do campus interrompendo as aulas. Outros protestos foram realizados em Cacoal, Ariquemes, Jaru e Guajará-Mirim.

WhatsApp Image 2019-06-14 at 14.43.29

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s