Na última quarta, dia 12, foi realizado o Segundo Pré-ENEPe na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), futura sede do 39º ENEPe, com o objetivo de propagandear ainda mais o Encontro antes do término da aulas. O primeiro Pré-ENEPe foi realizado no início de maio, como convocatória da ExNEPe.
O evento foi realizado em dois turnos, no vespertino e no noturno, para atender as demandas de todos os estudantes do campus, principalmente àqueles que trabalham e tem dificuldade de participar das atividades da universidade. Contamos com grande apoio da professora, que cedeu parte da aula dos calouros para trazermos as discussões do ENEPe.
Na palestra, um representante da Executiva Nacional fez uma breve discussão sobre a situação política, dando ênfase no golpe militar sufragado nas urnas, formando o atual governo de Bolsonaro tutelado pelo Alto Comando das Forças Armadas. O golpe teria o objetivo de aplastar os grandes levantes das classes populares em nosso país e que têm a tendência a se agudizar e crescer ainda mais, tornando-se uma rebelião a nível nacional.
Além disso, o companheiro também convidou todos para participarem do 39º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. Expôs o caráter científico, acadêmico e político do evento, que deve reunir cerca de 700 participantes. Também falou um pouco sobre as mesas que devem ocorreu durante o Encontro, como a mesa de Situação Política, com Vladimir Safatle; a Conferência dos 80 anos da pedagogia, com o palestrante Dermeval Saviani; A formação do pedagogo; A luta por democracia em escolas de periferia; Alfabetização e Letramento e o método fônico; também abordou sobre os trabalhos de campo e as culturais, que devem ocorrer todas as noites do congresso, com forró, samba, rap, entre outros.
O representante da Executiva ainda deu ênfase na relevância do Encontro, por reunir estudantes e profissionais da área da educação de todo o país para discutir as questões educacionais e os ataques ao ensino, e mais – não menos importante – por criar um plano de lutas que organize e mobilize a luta pela educação a nível nacional.
O 39º ENEPe ocorrerá entre os dias 22 à 26 de julho na Unifesp Guarulhos. As inscrições já estão abertas, para fazer a sua clique aqui.