Nota informativa da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia

O Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe) é a instância máxima de deliberação da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe). A ExNEPe é a entidade representativa máxima dos estudantes de pedagogia em todo o território brasileiro.

O ENEPe é um evento anual de caráter acadêmico e político dos estudantes pedagogia. Neste evento são debatidos os temas mais relevantes da educação brasileira, da formação dos pedagogos e do exercício de nossa profissão.

Neste ano de 2019, o 39º ENEPe ocorrerá na Unifesp – Guarulhos, entre os dias 22 à 26 de julho, com o tema: “80 anos da Pedagogia no Brasil: Histórico e desafios na formação e atuação de educadores”. Dentre os palestrantes contaremos com a presença dos Professores Dermeval Saviani (Unicamp) e Vladimir Safatle (USP), além de professores da Unifesp, e de outras universidades. Para o 39º ENEPe está previsto a participação de mais de 600 estudantes, de 16 estados do país. Os estudantes, também terão a oportunidade de apresentação de seus próprios trabalhos acadêmicos.

O 39º ENEPe – Guarulhos é o Encontro organizado pela Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia, entidade de direito civil, registrada com o CNPJ 31.007.547/0001-42. Portanto, a ExNEPe é a única entidade que representa juridicamente os estudantes de pedagogia brasileiros na luta por seus direitos.

O 39º ENEPe – Guarulhos é o único cujas publicações e apresentações de trabalhos são certificadas com o ISSN (International Standard Serial Number, ou Número Seriado de Padrão Internacional). Todos os trabalhos dos estudantes apresentados no ENEPe da Executiva Nacional são publicados eletronicamente nos Anais do ENEPe, cujo número ISSN é: 2595-3680. As publicações com ISSN são importantes, pois só estas são aceitas pela Capes e pelo CNPq; somente os Certificados com ISSN da ExNEPe têm validade para a pontuação de currículo em exames de seleção da pós-graduação ou em concursos públicos.

A ExNEPe é a entidade democrática e de luta da Pedagogia. Em 2017, organizamos uma vitoriosa jornada nacional de luta que derrotou a aprovação do Projeto de Lei da falsa-regulamentação de nossa profissão. Foram manifestações em mais de 10 estados do Brasil e um intervenção nacional na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados1. Em 2018, organizamos manifestações em todo o Brasil contra a implementação da BNCC Temer-Banco Mundial2. Em abril de 2019, como finalização do 23º Fórum Nacional de Estudantes de Pedagogia (FONEPe), realizado em Brumadinho (MG), organizamos um importante ato em apoio às famílias atingidas pelo deslizamento da barragem da Vale, terrorista e assassina3.

Por isso, convidamos a todas e todos estudantes da Pedagogia, que defendem a Universidade pública e gratuita e lutam por uma Universidade Brasileira democrática, nacional, científica e a serviço do povo que venham participar do 39º ENEPe, em Guarulhos, e ajudar a impulsionar a construção e as lutas da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia!

Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia

Guarulhos, 14 de junho de 2019

1 Link dos vídeos da jornada de luta da ExNEPe, em 2017: https://www.youtube.com/watch?v=i67YrSP5Alc

3 Link vídeo do 23º FONEPe: https://youtu.be/whSCVBXbO2U

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s