Nesta terça feira (9) realizou-se o Pré-ENEPe no Conselho Comunitário do bairro Vila C “Velha”, bairro operário de Foz do Iguaçu que já foi palco de muitas lutas do povo. O evento contou com a participação dos que compunham a greve na educação, sendo a professora Fabíola Bomdia parte dos colégios da rede estadual e o prof. Luiz Fernando, docente do curso de Enfermagem na Unioeste.
As discussões giraram em torno da atual situação política e da criminosa Lei Geral das Universidades, tema que necessita urgentemente maior conhecimento e discussão por parte dos professores universitários e do movimento estudantil do Paraná, devido aos graves efeitos que a LGU pode ocasionar, como o aprofundamento do sucateamento das nossas universidades e o fim da gratuidade, caminhando para a privatização e o assolamento da produção de pesquisa científica.
Após esse momento, a professora Fabíola tratou sobre o desenvolvimento da greve dos professores da rede estadual que está em curso atualmente, seguida de uma roda de conversa sobre a Greve Geral de Resistência Nacional e as formas de luta que devemos tomar como juventude combativa.
O evento foi encerrado com uma breve discussão sobre a gravíssima consolidação da BNCC, e com a convocação para o grandioso 39º ENEPe em Guarulhos.
Abaixo a criminosa Lei Geral das Universidades do Paraná!
Viva a greve geral de resistência nacional!
Em defesa da universidade pública, gratuita e a serviço do povo! Nunca voltaremos a pagar mensalidades!