No dia 29 de maio, estudantes realizaram um vitorioso Pré-ENEPe na Universidade Estadual de Campinas. Após passagens em salas, os estudantes convidaram todos para uma roda de conversa que tinha o objetivo de fazer uma exposição do 23º FoNEPe em Brumadinho e propagandear o 39º Encontro Nacional que ocorrerá ao fim de julho. O evento ocorreu ainda em meio às atividades da greve da Faculdade de Educação, contra os ataques do governo de Bolsonaro tutelado pelo Alto Comando das Forças Armadas.
O evento ocorreu em dois períodos, de tarde e de noite, para atender as demandas dos estudantes que trabalham. E contou com a presença de alunos do Centro Acadêmico da Pedagogia e o Centro Acadêmico de Licenciatura Integrada, um representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia e alunos de pedagogia e licenciaturas. Também teve a presença do professor Demerval Saviani, palestrante confirmado do 39º ENEPe, que saudou o evento.
A roda de conversa iniciou com uma breve discussão sobre o histórico de luta da ExNEPe e sua importância nas lutas nacionais em defesa da educação, reforçando a importância do ENEPe como ferramenta de organização e luta. Depois houve uma exposição do encontro do FONEPe, onde os estudantes que compareceram falaram da grande vitória que foi a realização do encontro em Brumadinho, as lutas travadas e o ânimo elevado ao voltar de lá. Por fim, houve uma discussão da situação nacional, com ênfase no golpe militar sufragado nas urnas que conformou o atual governo de Bolsonaro tutelado pelo Alto Comando das Forças Armadas, com o objetivo de aplastar as revoltas no país e aumentar a subjugação nacional.
No final, reforçou-se o convite para a participação no 39º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. Foi exposto seu caráter acadêmico, científico e político e enfatizado sua importância as lutas que a ExNEPe tem organizado a nível nacional em defesa da educação.