[PR] Realização de vitorioso Pré-ENEPe na UFPR em Curitiba!

Às 19 horas do dia 17/07, no Setor de educação da Universidade Federal do Paraná, foi realizado um vitorioso Pré-Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. A mesa foi composta pelos dois representantes da ExNEPe que estudam na UFPR e por uma pedagoga do Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação (MOCLATE).

pré-enepe

Foi mostrado o vídeo do 22º FoNEPe em Brumadinho e feita uma breve exposição por um companheiro da ExNEPe sobre a luta anti-imperialista, colocando que a luta por uma Universidade gratuita, democrática, científica e à serviço das massas é indissociável de uma luta por uma verdadeira independência nacional. A companheira do MOCLATE fez uma intervenção valiosa, apontando quais são os reflexos das políticas do MEC/Banco Mundial na formação dos educadores e como isso se reflete na atuação destes nos Colégios Estaduais, expondo como isso se aplica particularmente no Paraná. Foi denunciado por ela o completo descaso do Estado com a educação pública através de exemplos concretos de seu cotidiano enquanto Pedagoga, e também o papel demagógico e corporativista que o oportunismo petista cumpriu em relação às suas políticas aplicadas para as Universidades Públicas e para os Colégios Estaduais.

No final do evento, uma companheira da ExNEPe expôs todo o histórico combativo de lutas da entidade, falando sobre as históricas lutas contra as DCN’s do Ministro Cara-de-Pau (Fernando Haddad) em 2006 e sobre a vitoriosa luta contra a falsa regulamentação da profissão do Pedagogo em 2017. A companheira ressaltou o rompimento da ExNEPe com a UNE em 2004, apontando essa última como inimiga dos estudantes que tem o nefasto papel de apenas cumprir interesses eleitoreiros, mas também relatou sobre o rompimento orgânico com a UNE dentro da Executiva em 2017, demarcando que existe dois campos no movimento estudantil de Pedagogia: o campo sem luta e o campo classista, combativo e independente. Foi denunciado também os ataques fascistas que sofremos do MEPe na UFPR,  o qual sempre arrancou nossos cartazes e infundiu boatos sobre nós, buscando semear confusão e distanciar os estudantes do caminho da luta. A ExNEPe sempre busca colocar as cartas na mesa e partir para a mobilização ampla e aberta sem nada a temer. Nossa prática não é essa pratica do velho movimento estudantil de falar pelos corredores e pelas costas. Travamos todas as nossas lutas de maneira aberta e democrática com todos aqueles que possuímos divergências, sempre buscando apontar qual é o caminho da luta e não o da conciliação.

Após as intervenções, os estudantes se posicionaram demonstrando muito amor à sua formação e futura profissão, afirmando que o único caminho para mantermos a formação unitária do curso de pedagogia e o ensino público e gratuito, é o caminho da luta combativa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s