No dia 13 de Agosto, a ExNEPe tomou parte na mobilização nacional contra a privatização do ensino público e a ‘reforma’ da previdência.
Em Juazeiro e Petrolina, estudantes e trabalhadores da educação saíram às ruas agitando palavras de ordem e distribuindo panfletos para denunciar os ataques do governo militar em atos combativos, e foram amplamente apoiados pela população, que percebe que este governo é mais um que está aí contra seus interesses.
Pela manhã a concentração foi na praça do Bambuzinho em Petrolina, depois o ato seguiu até a prefeitura da cidade.
Em Juazeiro os estudantes se concentraram na parte da tarde na praça Dedé Caxias e seguiram em direção ao calçadão agitando palavras de ordem contra o governo militar de Bolsonaro e em defesa do ensino público e do direito dos trabalhadores se aposentarem. A manifestação encerrou na praça do Banco do Brasil.
No primeiro semestre nas duas cidades houveram grandiosas manifestações que paralisaram a ponte que liga Pernambuco e Bahia duas vezes. Apesar do imobilismo das centrais sindicais o povo sertanejo, com seu histórico de luta, têm demonstrado disposição de lutar e atropelado todas as tentativas de sabotagem de sua luta!