A Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia declara total apoio aos estudantes que se uniram e fizeram uma vitoriosa mobilização para defender a autonomia das universidades, que atualmente se encontra em grave ameaça com a medida anti democrática e autoritária do governo, na sua tentativa em nomear o reitor menos votado pela comunidade acadêmica da UFFS. Em resposta a isso, os estudantes estão frente em uma combativa ocupação nos campi de Chapecó e Cerro Largo, enquanto os demais campi seguem mobilizados e realizando atividades em defesa aos alunos em ocupação!Durante a assembleia realizada pelo CAPed Anita Garibaldi, ocorrida no dia 30, os estudantes deliberaram:
- Se posicionarem contrários a nomeação do reitor menos votado da lista tríplice, defendendo a autonomia universitária;
- Enviar alguns estudantes para representar a UFFS campus Laranjeiras do Sul, na ocupação da Reitoria em Chapecó, SC;
- Para que os alunos tenham recursos para ir até Chapecó, os estudantes irão para a rua pedir o apoio da população, para isso será usado cartazes e ocorrerá distribuição de panfletos, de forma pacífica e democrática;
- Será encaminhado um ofício ao diretor do Campus Laranjeiras do Sul, solicitando o posicionamento do mesmo, frente a essa questão.
- Por fim, os estudantes mostraram grande interesse para que a UFFS promova em Laranjeiras do Sul uma discussão ampliada sobre o projeto “Future-se”.


Abaixo repercutimos nota do CA – Anita Garibaldi contra a nomeação do reitor indicado por Bolsonaro.
FORA INTERVENTOR!
Os estudantes do curso de pedagogia da UFFS – Campis de Laranjeiras do Sul, reunidos em assembleia no dia 30/08/2019 deliberaram se posicionar contrários à nomeação, feita pelo presidente Bolsonaro do interventor Marcelo Recktenvald para assumir o cargo de reitor da UFFS.
Este senhor concorreu com mais 4 candidatos nas eleições, ficando em terceiro lugar na votação geral de todos os 6 campi da UFFS. Sendo assim consideramos esta nomeação, mais uma das medidas antidemocráticas do atual governo.
Em resposta à esta ação autoritária e desrespeitosa para com milhares de estudantes, professores, técnicos e comunidade regional de todos os campi da UFFS, os estudantes estão se mobilizando para lutar contra esta medida autoritária e este ataque brutal à autonomia universitária, ainda garantida pela Constituição Federal vigente. Nós, estudantes de Pedagogia da UFFS de LAranjeiras do Sul, nos somamos à esta luta dizendo NÃO AO INTERVENTOR, para isso estamos nos organizando localmente e enviando caravana para Chapecó, onde é a sede da UFFS, para fortificar o movimento de resistência.
Atenciosamente,
Centro Acadêmico de Pedagogia Anita Garibaldi.
EM DEFESA DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA, DE QUALIDADE E A SERVIÇO DO POVO!
PELA DEMOCRACIA NA UFFS!

