Pós-ENEPe na UPE Petrolina

A realização do Pós-ENEPe na Universidade de Pernambuco ocorreu no dia 30 de agosto. Os estudantes de pedagogia debateram sobre a situação política, o contexto da educação e o papel do movimento estudantil diante da grave crise política, econômica e moral do estado.

O debate teve como tema A LUTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO: AUTONOMIA E CO-GOVERNO ESTUDANTIL. Os participantes discutiram os problemas de infraestrutura da UPE e as professoras presentes apresentaram as dificuldades nas negociações com a velha política, sendo a UPE a única universidade estadual de Pernambuco, tem seus recursos cortados anualmente pelo governador PAULO CÂMARA (PSB). Os alunos foram incentivados a buscar soluções coletivas para problemas específicos da IES como ausência de creche e restaurante universitários.

Uma aluna exemplificou a creche organizada pela comissão do 39° ENEPe em São Paulo que permite que as crianças tenham o conteúdo pedagógico e garante as mães a participação integral no evento. O co-governo estudantil foi colocado como forma de exigir e impor a solução de questões imediatas e urgentes como a necessidade de organizar um espaço adequado para os colegas, que estudam integralmente na UPE, almoçarem.

A via privatista, usada pelos governos, foi apresentada como ataque a uma das maiores conquistas da sociedade que é a educação pública e gratuita. Para defender a gratuidade do ensino foi mostrada a urgência de se debater AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA ampliando-a de forma que possamos barrar, uma a uma, as políticas mercadológicas voltadas para a educação.

Percebendo a necessidade e obtendo apoio das professoras presentes no debate, foi levantada a importância da reativação do CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA(CA) e como ação prática os estudantes marcaram e efetuaram reunião no dia 02 de agosto com a finalidade de organizar e mobilizar a participação ampla dos estudantes nesse processo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s