Viva o vitorioso 22º EPEPe

Com informações de Jornal A Nova Democracia

Realizou-se, no dia 5 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em Campinas (SP), o 22º Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia (Epepe), que teve como tema As políticas privatistas na educação e na pedagogia. O Encontro, dirigido pela Executiva Paulista dos Estudantes de Pedagogia foi fruto dos positivos impulsos dados ao movimento estudantil da Pedagogia pelo 39º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ENEPe), realizado de 22 a 26 de julho de 2019 em Guarulhos (SP).

Na mesa de abertura, sete representantes de delegações fizeram suas saudações destacando a importância do 39º ENEPe para impulsionar a luta dos estudantes paulistas. Expressando alto grau de combatividade – característica marcante da ExNEPe – os estudantes apontaram que, na situação política atual, para contrapor-se às perseguições e aos ataques à educação, o único caminho é o da luta e da organização independentes, estreitamente ligadas às outras lutas das massas. Eles também mandaram um recado ao governo federal e o seu “ou paga ou fecha”: Defenderemos nossa educação com unhas e dentes e exerceremos o co-governo estudantil.

O Encontro proporcionou aos participantes a oportunidade de aprofundar a compreensão sobre o programa do governo federal “Future-se” e seu papel no projeto privatista na educação; a relação entre os ataque à autonomia, à democracia e à gratuidade da Universidade Pública brasileira, além de discutir as novas táticas de luta exigidas pelo momento – como, por exemplo, as lutas para o funcionamento do bandejão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e sua ocupação em 2017.

Estiveram presentes dezenas de estudantes de diversas universidades do estado de São Paulo, e contou com intervenções de alto nível de estudantes e pesquisadores da área da educação, como o consagrado professor Demerval Saviani, um dos principais estudiosos da História da Pedagogia no país. Além das duas mesas de exposição e debates, houve, também, dois grupos de discussão – com ampla participação dos estudantes presentes – uma plenária final, e, para encerrar mantendo o alto nível e o espírito de luto elevados, apresentações culturais organizadas pelos próprios estudantes, como peça de tratro, poesias e canções populares.

Na Plenária Final, foram aprovadas as resoluções, eleita a nova direção da Executiva Paulista e votada a próxima sede do Encontro: Unesp – Marília.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s