Pós-ENEPe em Laranjeiras do Sul mobiliza estudantes para 25o Encontro Paranaense de Estudantes de Pedagogia!

No último dia 03, dia nacional de greve em defesa da educação, mais de 30 estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul, se reuniram no auditório da universidade para realização do 2o Pós-ENEPe da UFFS, onde puderam debater a situação política nacional, em particular a situação da educação. Foi passado o vídeo do Vitorioso 39o Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia e falado sobre a importância dos encontros como parte da mobilização dos estudantes em defesa de uma universidade pública, gratuita, democrática, autônoma e que sirva ao povo, bem como do direito de nosso povo de estudar e aprender de maneira científica.

A UFFS passa por um processo de intervenção desde que Bolsonaro decretou um reitor para a universidade em detrimento do candidato mais votado pelo conjunto dos estudantes, técnicos e professores. Foram realizadas assembleias em todos os campi para debater a posição com relação ao interventor, que foi amplamente rechaçado. No campus Laranjeiras do Sul, mais de 120 estudantes, técnicos e professores se posicionaram a favor da exoneração do atual reitor, enquanto cerca de 20 foram a favor de sua manutenção no cargo. Porém, na sessão do Conselho Universitário destinada a questão, o representante do campus se absteve da votação, contra a decisão democraticamente tomada após extensa discussão da comunidade acadêmica, e o representante dos estudantes no Conselho sequer compareceu à sessão. Esse caso expressa a profunda fragilidade da autonomia e da democracia universitárias, cada vez mais cercadas pelos planos privatistas do governo e do Banco Mundial. Apesar da difícil situação, discentes da UFFS seguem em luta, debatendo e expondo suas posições em cartazes espalhados por toda a universidade, com os dizeres: “Abaixo o Future-se”; “A UFFS é do povo”; “Fora Marcelo [atual reitor] e Bolsonaro”; “Fora milicos, fora capachos”; “Em defesa da gratuidade, democracia e autonomia universitárias” e inúmeros outros.

Após a exposição sobre a situação da universidade brasileira e da educação, apontando o caminho da luta para os estudantes que, por meio da greve de ocupação devem exercer o co-governo estudantil, avançando a conquista de direitos nas universidades e fortalecendo os pilares diretamente atacados pelo governo (gratuidade, democracia e autonomia), os estudantes foram convidados à participar do 25o Encontro Paranaense de Estudantes de Pedagogia, que ocorrerá em Curitiba no dia 26 de outubro. Os estudantes de Pedagogia de Laranjeiras do Sul já estão em processo de mobilização, buscando a conquista de uma van para levar os 16 estudantes interessados ao Encontro e realizando estudos que buscam elevar a compreensão sobre o Projeto Future-se, a situação da universidade e os rumos da luta estudantil hoje.

A Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia saúda imensamente a luta e a mobilização dos estudantes de Laranjeiras do Sul!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s