A Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia (ExPEPe) convida todas e todas os estudantes de pedagogia e entidades, estudantes de licenciatura e pós-graduação, professores e educadores do Paraná para participarem do seu 25º Encontro Paranaense de Estudantes de Pedagogia (EPEPe), que ocorrerá no dia 26 de outubro, 9 horas da manhã, na UFPR campus Reitoria. O Encontro emitirá certificados e 12 horas formativas a todos que comparecerem.
O local do evento: Rua XV de Novembro, 1299. Será no Anfiteatro 500 que fica localizado no quinto andar do prédio Dom Pedro I.

O EPEPe está em sua 25ª edição, sendo um evento estadual de caráter político, científico e cultural organizado pela ExPEPe com o intuito de congregar estudantes de pedagogia e demais interessados em debater e compreender o atual cenário da educação brasileira, bem como a luta para defender o ensino público e gratuito. O 25º EPEPe terá como tema “Future-se e as políticas privatistas do MEC/Banco Mundial para a educação”. Devemos entender que o projeto Future-se, o qual é ligado a todo um plano de privatização do ensino público, acaba completamente com o caráter científico do curso de Pedagogia. Por muitos anos, a ExNEPe junto com diversas entidades progressistas travou duras lutas em defesa da Formação Unitária e Científica do Pedagogo e é dever de todos os estudantes de Pedagogia defender essa formação com muito vigor!
Nos últimos anos temos visto grandes investidas que vem cerceando e limitando nosso direito à educação. Reformas educacionais que são a cara e semelhança das análises de instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial. A Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio, por exemplo, vêm para esvaziar os currículos de conteúdos científicos das escolas, tirando o contato do povo com a ciência, tornando a educação pragmática e tecnicista, ofertando no ensino obrigatoriamente apenas o português e a matemática, apenas o mínimo, como querem e necessitam os donos de fábricas em plena crise econômica.
O recente e famigerado Future-se, ou melhor: Fature-$e, um projeto que vem no contexto de sucessivos cortes nas instituições públicas de ensino superior. Depois de retirarem as verbas das universidades, colocando seu funcionamento em risco, o MEC/Banco Mundial dá sua cartada sem ter para onde correr. Estudantes e professores teriam que decidir entre fechar ou pagar. É necessário saber escolher: nem fechar nem pagar, devemos defender o ensino público e gratuito com unhas e dentes!
Os ataques do governo visam a autonomia universitária, direito que existe ainda incipiente nas universidades brasileiras. Limitando a liberdade na gestão, com os cortes orçamentários, por exemplo, ficamos a poucos passos da privatização. Os estudantes, que nunca tiveram poder para decidir nos assuntos acadêmicos, precisam vanguardear essa luta. Com a greve de ocupação, tomamos as universidades em nossas mãos, nós podemos ver claro à luz a única forma de defender o ensino superior e a gratuidade: impor o co-governo estudantil.
Nesse sentido, o EPEPe vem para reunir estudantes, professores e ativistas aprofundando o debate sobre a privatização da educação pública e, assim, organizar os estudantes para fazer a defesa do ensino público, gratuito, democrático e a serviço do povo.
A divulgação de demais informações serão realizadas através da página oficial do encontro no site da ExNEPe: exnepe.org
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: exnepepr@gmail.com
Cronograma:
9h – Entrada (Credenciamento)
9h30 – Abertura do Encontro, Formação da Mesa e Saudações
10h30 – Mesa: Situação Política
12h – Almoço
13h30 – Mesa: Future-se e as Políticas Privatistas do MEC/Banco Mundial para a Educação – Prof. Monica Ribeiro e Prof. Camila Garcia
15h30 – Lanche
16h15 – Mesa: Greve de Ocupação, Co-Governo Estudantil e Greve Geral de Resistência Nacional – ExNEPe
18h15 – Plano de Lutas, Eleição da ExNEPe e Conformação da C.O. para o 40º ENEPe em Curitiba
20h – Atividade cultural e de encerramento.

Baixe os cartazes em PDF aqui e a programação.
