Vigorosa Mobilização na UFAL em Maceió para barrar o famigerado “Future-se”!

A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia – ExNEPe, organizou vigorosa semana de mobilização, em preparação para a Greve Nacional da Educação, dos dias 02 e 03 de outubro, e para a intervenção no Conselho Universitário da Universidade que determinará a adesão ou não ao famigerado programa “Future-se”

Já na primeira semana de aula, dos dias 23 à 27 de setembro, a ExNEPe recebeu os calouros da pedagogia, saudando-os pela conquista de terem entrado na universidade pública, muitos dos quais sendo os primeiros de sua família a fazê-lo, e chamando-os a defender com unhas e dentes os seus direitos. Foram banquinhas, debates e integração, situando-os sobre a situação da Universidade Brasileira, e apresentando-os o Plano de Lutas tirado no último Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia, como caminho concreto para defender nosso direito de estudar e aprender.

No dia 02, como parte das atividades da Greve Nacional, a ExNEPe organizou dois pós-ENEPes, um no período da manhã e outro a tarde, mobilizando mais de quarenta estudantes e tendo como tema o projeto “Future-se”. Na discussão, retomou-se o conteúdo do 39º ENEPe, trazendo a história da Universidade brasileira, em que todos os avanços no sentido democrático foram conquistas da luta do povo, bem como o que as universidades representam para nosso país. Assim, ficou claro quando fizemos a análise do projeto “Future-se” o seu caráter privatista e o ataque que ele representa à autonomia e democracia universitária, bem como a liberdade científica, sendo assim também um ataque a soberania nacional, ou seja, mais uma forma de entregar o país de bandeja às grandes potências imperialistas, principalmente os Estados Unidos.

Culminando o processo de mobilização e politização, foi organizado um bloco independente e combativo para intervir na manifestação nacional do dia 03 de agosto, onde ecoaram o chamado por uma Greve Geral de Resistência Nacional.

Chegado o dia 7 de agosto a ExNEPe organizou uma intervenção contundente na Audiência Pública que ocorrerá na Universidade sobre o programa privatista do governo Bolsonaro e dos generais, e na quinta-feira dia 10 de agosto, após intensa mobilização, com panfletos e passagens em sala, a ExNEPe interviu na sessão do CONSUNI que deliberou sobre a adesão ou não da Universidade Federal de Alagoas ao projeto “Future-se”. As mobilizações e atividades de politização levaram dezenas de estudantes de pedagogia à sessão do conselho, demonstrando ali seu repúdio a tal projeto, que foi uninamamente rejeitado pela UFAL!

Esta foi mais uma importante vitória alcançada pela comunidade acadêmica da UFAL! Seguremos mobilizados para barrar qualquer tentativa de ataque à gratuidade na educação brasileira, em defesa da autonomia universitária e do co-governo estudantil!

A ExNEPe É PRA LUTAR! O IMOBILISMO NÃO VAI NOS SEGURAR!

VIVA A LUTA INDEPENDENTE E COMBATIVA!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s