No dia 20 de novembro, Dia Nacional do Povo Preto, os membros do CAHIST REMÍS CARLA da UNESPAR campus Paranavaí fizeram cartazes e passaram em todas as salas do curso de História que estavam em aula durante o período noturno. O discurso proferido pelos membros do CA foi de que o racismo não é um sentimento e sim parte de políticas do sistema capitalista desenvolvidas para o encarceramento e genocídio da população preta e pobre, deixando claro para os estudantes que o caminho para a luta anti-racista passa obrigatoriamente pela luta contra o Velho Estado genocida brasileiro.

Durante o intervalo, a Atlética da Universidade Estadual do Paraná (OPHIDIA), convidou a Escola de Capoeira Art Dança Paranavaí para se apresentar. No final, a ExNEPe puxou a palavra de ordem “RESISTIR, LUTAR, COM A CULTURA POPULAR!”, cantada várias vezes por todos os estudantes presentes. Além disso, foi feita uma fala sobre as políticas genocidas do Estado, expostas pelos murais organizados pelo DCE e pelo CAHIST REMÍS CARLA, que denunciam, em especial, a intervenção militar no Rio de Janeiro.

Aproveitando o dia de mobilização, a ExNEPe passou em todas as salas de pedagogia (vespertino e noturno) para convocar os estudantes a se organizarem na luta em defesa da educação pública, especialmente se preparando para o 40º ENEPE em Curitiba, sendo os estudantes de pedagogia a vanguarda do movimento estudantil. Em comemoração ao Dia Nacional de Luta do Pedagogo, os estudantes escutaram falas sobre o glorioso histórico de lutas dos estudantes de pedagogia, que estão sempre na linha de frente contra os projetos de sucateamento e privatistas do governo!
VIVA O DIA DO POVO PRETO!
ABAIXO O GENOCÍDIO DO POVO PRETO!
SÓ A LUTA MUDA A VIDA!
RESISTIR, LUTAR, COM A CULTURA POPULAR!
