Repercutirmos abaixo a notícia do site da APP Sindicato.
No início da desta semana a Secretaria de Estado da Educação e Esportes (Seed) organizou reuniões com os Núcleos Regionais para impor o fechamento do Ensino Médio Noturno no Paraná. Com esta medida nefasta, o secretário da Educação, Renato Feder pretende excluir grande parte dos(as) jovens paranaenses do processo de aprendizagem.
A medida além de arbitrária, força alunos(as) que trabalham a escolher entre trabalhar ou estudar, o que pode agravar ainda mais a situação da educação do Paraná. A Seed justificou que a medida não deve afetar estudantes que trabalham, já que é proibido trabalhar antes dos 18 anos. “O que a Seed não entende é que muitos jovens trabalham na informalidade e optam por estudar a noite para conseguir manter as duas funções. Esta proposta vai aumentar ainda mais a evasão escolar”, detalha a secretária de Finanças, Professora Walkiria Olegário Mazeto.
A Professora conta ainda que a Seed afirmou que alunos com 18 anos devem ser encaminhados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também vem sofrendo ataques. “É claro o movimento do governo. Eles querem acabar com o acesso universal a uma educação de qualidade, reduzindo vagas e impondo o fechamento de turmas, turnos ou até escolas inteiras. Não podemos aceitar e devemos nos mobilizar contra essa barbárie”.